OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Melão do RN ganha selo que atesta exclusividade do produto potiguar

Melão do RN ganha selo que atesta exclusividade do produto potiguar


Produção de melão do RN é líder no Brasil (Foto: Reprodução)



O melão amarelo produzido em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, foi contemplado com um selo que garante identidade e exclusividade à fruta potiguar. A conclusão do processo durou quatro anos de pesquisas e estudos. A certificação em questão é de Indicação Geográfica de Procedência, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), que realizou os estudos junto ao Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex), a Indicação Geográfica é um certificado que atesta a procedência regional e a qualidade de um produto, garantindo proteção e diferenciação no mercado. O certificado garante maior credibilidade do produto junto ao mercado e potencializa o valor comercial.


Na prática, a certificação evita que produtos semelhantes, mas sem os mesmos padrões do produto potiguar, sejam comercializados como se fossem produzidos em Mossoró. O selo poderá ser utilizado por produtores associados ao Coex que cumprem com o regulamento da Indicação Geográfica instalados nos municípios de Baraúna, Mossoró, Tibau, Grossos, Areia Branca eSerra do Mel. Além de Assu, Ipanguaçu,Upanema, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Carnaubais e Porto do Mangue. No Brasil, são 14 os produtos com Indicação Geográfica. Entre eles estão os doces de Pelotas, os vinhos do Vale do Vinhedo, a carne do Pampa Gaúcho e o café do Cerrado.

FONTE: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário