OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Em meio à sensação de insegurança da população, Coronel Araújo diz que ocorrências não aumentaram


Declarações polêmicas do deputado estadual eleito Wendel Lagartixa (PL), policial reformado que tem duro discurso de combate à criminalidade, teriam atiçado facções criminosas do Rio Grande do Norte e causado pânico na população. O secretário de Segurança da Pública e da Defesa Social do Estado, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, apresentou as estatísticas oficiais, que, segundo ele, não demonstraram aumento das ocorrências policiais.

O posicionamento do titular da pasta foi dado durante uma reunião com a Fecomércio RN na tarde da última sexta-feira 7. O objetivo do encontro foi apresentar as ações executadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), e esclarecimentos sobre as supostas ameaças e ocorrências divulgadas nas redes sociais nos últimos dias.

Coronel Araújo também falou do reforço no patrulhamento ostensivo, do monitoramento pela equipe de inteligência do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e da estratégia que está sendo desenvolvida para ampliar e dinamizar a comunicação com a população, objetivando coibir a disseminação de notícias falsas.


“Nosso intuito é prestar contas sobre as medidas que estão sendo adotadas pela Sesed e tranquilizar as entidades e os empresários, com a intenção de que disseminem junto aos seus associados o trabalho de prevenção e monitoramento que estamos realizando. Também estamos reforçando a comunicação direta com a população, de modo a inibir que fakes news gerem sensação de insegurança”, afirmou o coronel Azevedo.

O diretor Executivo e de Relações Institucionais da Fecomércio RN, Laumir Barrêto, reforçou a importância da manutenção de um canal de comunicação eficiente, além de reforço do monitoramento e policiamento nos próximos dias.

“Procuramos a Sesed a fim de obter informações sobre a veracidade das informações compartilhadas em redes sociais com ameaças à segurança, o que gerou receio junto aos empresários e a população como um todo. Fomos prontamente atendidos pela Sesed desde o primeiro momento e entendemos como salutar essa reunião para esclarecer as medidas que estão em andamento e veracidade dos fatos”, afirmou.

A reunião ainda contou com a participação do vice-governador, Antenor Roberto, do comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Alarico Azevedo, do secretário adjunto de Segurança Pública, Osmir de Oliveira, dos secretários de Comunicação, Daniel Cabral, de Turismo, Ana Costa, e representantes de órgãos da força de segurança estadual. Também estiveram presentes os representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Artur Torres, e do Sindicato das Empresas de Turismo do RN (Sindetur), Júnior Câmara.

Empresas de ônibus desmentiram boato

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR) publicou nota oficial no último sábado 8 desmentindo o conteúdo de publicações feitas nas redes sociais sobre supostas ameaças para suspender a circulação dos ônibus de três linhas na Região Metropolitana.

“A Sesed reafirma o empenho quanto ao reforço do policiamento para assegurar à população a preservação da rotina. O efetivo policial foi ampliado nas ruas, inclusive nos eixos rodoviários por onde circulam as linhas de transporte coletivo de passageiros, especialmente na capital e Região Metropolitana”, diz a nota oficial da pasta.

Denúncias

Através da nota, a Sesed reitera o apelo à população para que evite retransmitir mensagens que chegam especialmente por grupos em aplicativos, ou publicadas em alguns perfis nas redes sociais sem qualquer checagem, o que contribui para gerar pânico e prejuízo à sociedade.

Os canais de comunicação das forças de segurança estão disponíveis à população e, à medida que as situações são checadas e eventualmente confirmadas, serão repassadas de forma transparente e responsável aos veículos e comunicação ou pelos canais oficiais dos órgãos de segurança pública. Disque 190 para denúncias.

AGORA RN 







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário