OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

domingo, 28 de setembro de 2014

Substituição ilegal de lâmpadas em postes preocupa Semsur



fonte.nominuto

A Secretaria de Serviços Urbanos de Natal (Semsur) está realizando a substituição das lâmpadas amareladas dos postes da orla marítima da capital, e também de outros pontos da cidade, por luminárias com luzes de vapor metálico, mais potentes e que deixam esses lugares mais claros. Uma quadrilha de eletricistas, no entanto, está se aproveitando disso para cobrarem da população por um serviço semelhante, mas em ruas de bairros residenciais.
Segundo a Semsur, algumas pessoas, que se apresentam como servidores da Prefeitura ou da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), se oferecem para trocar as lâmpadas dos postes públicos pelas potentes luzes de LED. A iluminação forte provoca uma sensação maior de segurança nos moradores, que costumam aceitar a proposta sem saber da fraude.
Esse tipo de serviço é solicitado através de um ofício destinado à secretaria e nenhuma cobrança é feita. Além disso, a substituição irregular ainda pode ocasionar riscos à rede elétrica da região. “A troca ilegal das lâmpadas por pessoas não aptas para realizar o serviço pode causar prejuízos, como curto-circuito, pelo qual a Cosern não se responsabiliza”, informou a assessoria da Semsur.
O material que essa quadrilha utiliza, aliás, também é fruto de outro crime. As peças são retiradas de postes elétricos onde a Prefeitura já realizou a substituição das lâmpadas amareladas e as reinstalam em outros pontos da cidade. Basicamente, a população acaba pagando duas vezes por um serviço que é oferecido de graça pela Prefeitura.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa, algumas providências já estão sendo tomadas, mas a ação é dificultada, uma vez que a quadrilha costuma praticar esses furtos no período da noite. “Estamos fazendo a reposição de todas as peças furtadas, mas é claro que isso tem gerado prejuízos importantes ao município, pois o dinheiro poderia ser usado para outros benefícios à população. Infelizmente, não temos como vigiar todo esse material e os casos são registrados na Polícia Civil, para investigação e punição dos culpados”, disse.
Buscando interromper essa prática, a Semsur colocou um telefone à disposição da população, que pode denunciar os eletricistas que formam essa quadrilha. Os moradores podem ligar para Disque Iluminação Pública, no número 0800 281 8990, ou até mesmo para o próprio 190. “Somente neste ano, já são mais de R$ 250 mil gastos com a reposição de  fiação e novas luzes”, conclui Raniere Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário