OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

URNAS DE VOTAÇÃO JÁ CHEGARAM EM LAJES

fonte: blog cabugi noticia

O Brasil passa por um momento Policito(eleição), que define quem for mais votado fica responsável por uma Nação, pelo povo, voltamos a 18 anos atrás  lembra de como era o voto? Lá de 1996 para trás...

Voto esse em cédulas de papel, onde se tinha uma demora muito grande para cada eleitor, também, existia a chapa completa que tinha todos os cargos desde presidente até o vereador se sua cidade, ao longo dos anos foi divido os candidatos ou cargos eleitorais, assim amenizou a demora, mais ainda era demorada, foi ai que inventaram a URNA eletrônica que revolucionou todo processo eleitoral, todo sistema oferecia rapidez tanto para o eleitor quanto para o TRE divulgar os resultados, sem contar da segurança no resultado final, na legitimidade de cada eleitor que votou.

As urnas de votação para este ano de eleição 2014 já estão em Lajes como em todo o Brasil, hoje dia 30/09 uma equipe que foi selecionada a través de processo seletivo para trabalhar de técnico de urna sobre acompanhamento de um técnico responsável pelo TRE estão instalando o chamado flash de dados de todos candidatos que concorreram nesta eleição de 2014 aqui no  RN e no Brasil, um processo muito completo, o sistema operacional é o LINUX licenciado para o TRE. De acordo com informações repassadas pela equipe é que são 54 urnas distribuídas no total para 3 cidades, que são: Lajes com 32 urnas, Caiçara do Rio do Vento com 12 e Pedra Preta com 10, todas passaram pelo processo de inicialização do sistema, flash com dados de todos os candidatos, testes de funcionabilidade da Urna como: verificação de teclas, verificação do áudio quando se aperta nas teclas, verificação da impressora, verificação da bateria( caso falte energia, a durabilidade é de 6 horas para cada urna), verificação de todos os candidatos  cadastrados pelo TRE e o auto teste, onde será impresso ao final uma lista com nomes, números, coligação e o resultado, todos zerados do começo ao fim, para que no sábado sejam instaladas nos seus respectivos lugares de votação para os eleitores.

Paulo Wilson, Gideão e Edmilson os 3 foram selecionados para serem técnicos de urna

Outras 5 URNAS disponíveis para a região central, algumas urnas de reservas para a cidade de Lajes, lembrando que todo o sistema de votação em URNAS não dependem de acesso a internet para votar ou para colher votos, a cidade de Lajes e outras ainda não atualizaram os títulos eleitorais por voto Biométrico, só em algumas cidades mais habitadas, se vc não está com o titulo no dia, ou perdeu vc poderá votar portando uma identificação com foto.

Técnico responsável pela região

Lembrando que nas escolas, em cada sala onde ficara a URNA, existirá 4 mesários e 2 fiscais de partido, a justiça é branda para quem desobedecer e praticar crime eleitoral no dia programado pelo TRE, caso agora nas eleições de 2014 que será dia 05 de outubro, caso ocorra crime eleitoral como compra de voto por cabo eleitoral, entre outros.

PARA SUA SEGURANÇA LEVE SEUS DOCUMENTOS PELO MENOS O TITULO + IDENTIDADE OU ALGUM DOCUMENTO COM FOTO QUE COMPROVE SER SEU, UMA COLA SUA PRÓPRIA E NÃO VENDA SEU VOTO.

Agradeço a Juíza Drª Gabriela do Fórum situado em Lajes que liberou a minha visita as urnas para o registro importante, como também a Promotora Juliana do MP de Lajes e a Josenilson.




Nenhum comentário:

Postar um comentário