OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Navio cargueiro abandonado à deriva ameaça costa francesa



Fonte: BBC 

Um navio de carga avariado está em rota de colisão com a costa da França, e autoridades tentam rebocá-lo para evitar um desastre ambiental.
O navio Modern Express, de bandeira panamenha, começou a tombar no último dia 26, e todos os 22 tripulantes foram resgatados por um helicóptero após um chamado de emergência.
Esforços para rebocar a embarcação não deram certo até agora, mas haverá uma nova tentativa nesta segunda-feira.
Se a operação falhar, o navio irá atingir a costa atlântica da França entre a noite de segunda-feira e a manhã de terça-feira.
O mau tempo dificultou a operação de resgate no domingo, dois dias após um cabo de reboque para a embarcação de 164 metros se romper em alto mar.
Image copyrightMarinha Francesa
Image captionEmbarcação contém 300 toneladas de combustível, e autoridades tentam rebocá-la antes de encalhe ou colisão
O navio, que transporta 3,6 mil toneladas de lenha e máquinas de perfuração do solo, está tombado em um ângulo entre 40 e 50 graus.
Emmanuel de Oliveira, da Prefeitura Marítima do Atlântico, órgão francês, disse que agora "é totalmente impossível colocar o navio de volta na posição original".
A embarcação contém cerca de 300 toneladas de combustível, segundo autoridades francesas.
O jornal francês Sud-Ouest informou que medidas emergenciais serão tomadas para conter e retirar o combustível caso o navio encalhe.
Em 2002, o navio petroleiro Prestige naufragou na costa do norte da Espanha, derramando 50 mil toneladas de petróleo e poluindo milhares de quilômetros de litoral.
Às 11h (8h pelo horário de Brasília) de domingo, o Modern Express estava a aproximadamente 100 km da costa sudoeste da França, entre Bordeaux e Biarritz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário