OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

HERÓI DA IGUALDADE NA ÁFRICA DO SUL,NELSON MANDELA  DÁ O SEU ADEUS 


Ícone na luta pela igualdade no mundo e dono de um sorriso que virou sua marca registrada, Nelson Mandela morreu na noite desta quinta-feira, em Pretória, na Africa do Sul, aos 95 anos. Ele havia sido internado este ano por conta de uma infecção pulmonar, mas deixou o hospital e estava em casa.
 
“Ele partiu, ele se foi pacificamente na companhia de sua família”, afirmou o presidente Jacob Zuma. O herói nacional da África do Sul já estava com saúde bastante frágil e havia passado por internações hospitalares anteriores por conta do mesmo problema. Mandela ficou preso durante 27 anos e, na prisão, contraiu tuberculose, que deixou sequelas em seu pulmão, das quais o ex-líder sul-africano nunca conseguiu se recuperar completamente.
 
Mandela nasceu no dia 18 de julho de 1928 e era casado com Graça Machel, uma política e ativista dos direitos humanos moçambicana. Além dela, ele teve duas esposas: Evelyn Ntoko Mase, entre 1944 e 1957, com quem teve quatro filhos; e Winnie Madikizela-Mandela, entre 1958 e 1996, mãe de suas duas filhas.
 









Retirada da vida política
Nelson Mandela deixou a vida política em 1999 e seguia sua luta dedicado à paz e à justiça social no seu próprio país e em todo o mundo. Ele formou várias organizações, entre elas a influente Fundação Nelson Mandela. Tornou-se um defensor da conscientização sobre a Aids e os programas de tratamento em uma cultura onde a doença tornou-se uma epidemia. Seu filho, Makgatho (1950-2005) morreu vítima da doença.
 
Após fazer tratamento por conta de um câncer da próstata em 2001, ele também estava sofrendo com outras doenças. Com sua saúde frágil, fazia poucas aparições públicas nos últimos anos. Durante a Copa da África em 2010, muitos aguardavam ansiosos pela sua presença na competição, contudo, um acidente de carro que matou sua neta justamente após o show de abertura da Copa deixou Mandela de luto. Ele compareceu apenas pouco antes da partida final, por apenas três minutos, para um breve aceno ao público.
 

Veja o que personalidades disseram sobre Mandela:
- See more at: http://noticias.seuhistory.com/heroi-da-igualdade-na-africa-do-sul-nelson-mandela-da-o-seu-adeus#sthash.UTKsC0Ux.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário