Um poema secreto escrito por uma mulher britânica foi encontrado costurado a um kilt usado na Primeira Guerra Mundial. Os kilts são as famosas e tradicionais "saias" usadas por escoceses.
Confeccionada há quase cem anos, a peça havia sido herdada pela acadêmica Helen Paul, uma historiadora da Universidade de Southampton, depois de passar por várias gerações de sua família.
O kilt está em ótimas condições, por isso o poema só foi achado agora, quando uma de suas pregas se soltou.
"Achei incrível, ainda mais porque parece ter sido escrito por uma costureira comum que teve a ousadia de colocar o poema numa peça de roupa em busca por um marido", disse Helen.
A Primeira Guerra Mundial foi a primeira em muitos sentidos: os tanques, o gás venenoso, a guerra aérea, a guerra marítima e ao que tudo indica, foi também um conflito cheio de publicidade. Os governos usaram e abusaram dos cartazes de propaganda para engajar a população civil, seja através de doações em dinheiro ou economia de comida, e despertar o patriotismo incentivando o alistamento de jovens rapazes. Veja a seguir uma seleção de pôsteres utilizados na guerra em diversos paísesArte UOL Único
A mensagem diz o seguinte: "Espero que o kilt lhe sirva e você fique bem nele. Se for casado, ignore. Se for solteiro, mande um alô. Desejo a você muita sorte e um retorno rápido a Blighty".
Maria Hayward, uma especialista em tecidos da mesma universidade, disse ao examinar o kilt que nunca tinha visto algo parecido.
"É raro ver uma peça com uma ligação tão forte com a Primeira Guerra Mundial tão bem preservada", afirma.
Uniformes de tecido cáqui, botas baixas, rifle com baioneta, cinturão de couro com bolsos para carregar equipamentos que, juntos, tinham cerca de 27 kg. O ''kit'' dos soldados na Primeira Guerra Mundial variava pouco de acordo com o país, segundo a Associação da Frente Ocidental, mas era pesado e ainda ganhou máscaras contra gás (arma química usada pela primeira vez em campos de batalha) e rações enlatadas (em geral detestadas pelos combatentes). Veja a seguir alguns dos itens Reprodução/Lucinda Duxbury/ABC.net
Senhoritas infernais
Centenas de kilts foram feitos para as tropas escocesas durante a guerra, fazendo com que os soldados do país fossem chamados pelos alemães de "senhoritas infernais".
A etiqueta na peça de Helen mostra que ele foi feito para um soldado do regimento londrino do Exército da Escócia.
Agora, a historiadora quer descobrir mais detalhes sobre a autora do poema, embora a fábrica onde a peça tenha sido feita não exista mais e a casa onde a costureira morava já tenha sido demolida.
"Adoraria sabem quem ela era, se ainda tem parentes vivos e se obteve alguma resposta", disse Helen.
Oficiais britânicos observam artilharia militar durante Batalha do Somme, uma das maiores da Primeira Guerra Mundial, na França, em 1916. A foto faz parte de uma coleção inédita de imagens da Primeira Guerra Mundial. O conflito terminou com a vitória dos países da Tríplice-Entente (Reino Unido, França e Rússia), também chamados de Aliados, sobre os países da Tríplice-Aliança (Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro) Leia mais Archive of Modern Conflict London/Reuters
fonte:http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2014/07/26/bilhete-da-1-guerra-com-cantada-e-achado-em-uniforme-escoces.htm
|
OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN
sábado, 26 de julho de 2014
Bilhete da 1ª Guerra com 'cantada' é achado em uniforme escocês
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário