OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Prefeitura de Lajes - RN solicitou uma investigação nos sistemas do Laboratório da UFRN

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Laboratório da UFRN reconhece erro em números da taxa de transmissibilidade do Covid-19 em Lajes


Recentemente, foram divulgados alguns números referentes ao contágio por Coronavírus no RN, a partir de dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN). A lista em questão apresentava que o município de Lajes tinha a mais alta taxa de transmissibilidade do estado, no valor de 7.97. No entanto, ao perceber que não havia coerência entre esses números e os obtidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Lajes no que diz respeito à quantidade de pessoas infectadas, a Prefeitura de Lajes solicitou uma investigação nos sistemas do Laboratório.

Conforme suspeito, houve um erro na divulgação dos dados. O LAIS explicou que, devido a uma atualização da tecnologia utilizada para extrair os dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), aconteceu uma inconsistência no valor da taxa de transmissibilidade. Após identificarem o erro, o cálculo foi refeito e indicou um valor não de 7.97, mas sim de 1.20 para o município de Lajes. O Laboratório já emitiu uma nota oficial e retificou os números na plataforma Coronavírus/RN.

Prefeitura de Lajes vem por meio desta reforçar que tem seguido medidas rigorosas de contenção do vírus, aderindo às iniciativas propostas pelo Governo do Estado, além de fiscalização de ruas e estabelecimentos para cumprimento das normas de higiene, instalação de barreiras sanitárias e desinfecção de ambientes públicos diariamente para diminuição do contágio. Essas ações têm contado com o apoio das mais diversas frentes de combate, unindo autoridades locais e sociedade civil em um trabalho conjunto para o controle da pandemia, cujos resultados já têm sido significativos nos boletins mais recentes.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Lajes
(84) 3532-2627
(84) 98174-4172

Nenhum comentário:

Postar um comentário