OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

TV box pirata pode roubar dados de usuários, alerta Anatel

 


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) fez um alerta nesta quinta-feira (23) sobre TV boxes não homologados pela reguladora.

Estudos conduzidos pela agência mostraram a presença de um software malicioso capaz de permitir que criminosos assumam o controle do TV box para a captura de dados e informações dos usuários, como registros financeiros ou arquivos e fotos que estejam armazenados em dispositivos que compartilhem a mesma rede, diz em comunicado.

O estudo, feito em colaboração com técnicos da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), testou equipamentos disponíveis em centros de comércio popular e em marketplaces, diz a Anatel, “de modo a garantir que os dispositivos analisados estivessem nas mesmas condições experimentadas pelo usuário quando adquire um equipamento desse tipo”.

Os técnicos verificaram nos testes que durante a operação normal do TV box era realizada a atualização do malware (software criado para causar dano em sistemas) via botnet (rede de computadores) e que um servidor de comando poderia operar remotamente os aplicativos instalados e realizar ataques de negação de serviço contra outro sistema em rede.

Dessa forma, criando uma infraestrutura que permitisse o controle simultâneo de várias TV boxes, com potencial de causar prejuízos a instituições públicas e privadas que utilizam redes de telecomunicações.

Na nota, a agência diz ainda que, nos últimos dois anos, foram retirados do mercado mais de 3,8 milhões de produtos não homologados, com valor estimado de R$ 468,6 milhões. Desse total de aparelhos, 1,1 milhão eram TV boxes.

Vale destacar que os quipamentos de telecomunicações precisam de homologação da Anatel para serem comercializados e utilizados no Brasil. “O processo de avaliação da conformidade e homologação busca garantir padrões mínimos de qualidade e segurança”, escreve a Agência.

Aparelhos não homologados destinados à recepção de sinais de TV a cabo ou de vídeo sob demanda podem acessar conteúdos protegidos por direitos autorais, o que é crime. Tanto a comercialização quanto a utilização de produtos para telecomunicações irregulares são passíveis de sanções administrativas que podem ir de advertência a multa.

*Publicado por Ligia Tuon


CNN 


Nenhum comentário:

Postar um comentário