OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Abav espera crescimento de 20% no número de visitantes no RN


Foto: Magnus Nascimento

O setor turístico do Rio Grande do Norte se prepara para um período de aquecimento durante os feriados de 2025. A Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (ABAV) estima que a procura nas agências de viagens cresça 20% em relação ao ano de 2024. Os feriados prolongados, mesmo em menor número que em 2024, vão favorecer o turismo. Além do carnaval, tem o feriadão da Sexta-feira Santa (19 de abril) e de de Tiradentes (21 de abril).

De acordo com o presidente da ABAV, Antônio Neto, as expectativas são muito positivas. “Esses períodos representam grandes oportunidades para o turismo, permitindo que viajantes planejem escapadas curtas e médias. Destinos como Natal, Pipa e São Miguel do Gostoso estão entre os mais procurados, e estamos fortalecendo parcerias com o trade local para melhorar a infraestrutura e a experiência dos turistas”, afirmou.

Os principais atrativos do estado incluem as praias paradisíacas de Ponta Negra, Jenipabu e Pipa, roteiros gastronômicos e passeios de aventura, como o passeio de buggy nas dunas. Antônio diz que os pacotes que combinam transporte, hospedagem e passeios guiados lideram as vendas.

Apesar do otimismo, o setor enfrenta desafios. O alto custo das passagens aéreas limita o acesso de muitos turistas, e a alta ocupação durante os feriados pode comprometer a disponibilidade de hospedagem. “Estamos promovendo campanhas de compra antecipada e negociando tarifas promocionais. Além disso, melhorias na conectividade aérea e na infraestrutura viária são essenciais para acompanhar a demanda”, ressaltou Antônio.

O otimismo é compartilhado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do RN. O presidente Paollo Passariello destacou os efeitos positivos feitos na Praia de Ponta Negra com a engorda da faixa de areia. Segundo ele, com o aumento de turistas na cidade, a economia local também será impactada de forma positiva, principalmente os bares e restaurantes da região.

Paollo também defendeu a iniciativa de eventos na praia. “Em 2024 percebemos um crescimento significativo em relação ao ano de 2023, e as expectativas para os próximos meses são muito boas. Nós verificamos que a praia de Ponta Negra recebeu eventos de grande porte, e isso, com certeza, aumentou o número de natalenses e turistas circulando, com bom movimento em bares e restaurantes”, afirmou.

Por outro lado, ele alertou para os desafios enfrentados por estabelecimentos fora das áreas turísticas no início do ano. “Muitos aproveitam para conceder férias aos funcionários, mas, nos polos turísticos, aumentamos as equipes, apesar das dificuldades em encontrar mão de obra especializada”, disse.

Na área gastronômica, a Abrasel aposta em pratos regionais à base de frutos do mar e em bares com música ao vivo para atrair turistas. A entidade disse que tem trabalhado em ações conjuntas com o setor de turismo para fortalecer o fluxo de visitantes.

Com feriados como Carnaval, Corpus Christi e Proclamação da República, além de pontos facultativos estratégicos, 2025 promete ser um ano de grandes oportunidades para o setor turístico potiguar. “Natal e o Rio Grande do Norte têm potencial para atender diferentes perfis de viajantes, desde os que buscam aventura até os que desejam experiências culturais e gastronômicas”, pontuou o presidente da ABAV, Antônio Neto.

Dados recentes da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) apontam que as belezas naturais da capital potiguar continuam a encantar viajantes, consolidando a cidade como um destaque no cenário turístico nacional. “Essa procura é reflexo do trabalho contínuo de promoção do Rio Grande do Norte em feiras de turismo e capacitações feitas durante todo ano”, declara o diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes.


Tribuna do Norte
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário