OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Chuva de quase 200 mm provoca transbordamentos de rios no sudoeste do PR e oeste de SC


Fonte: De olho no Tempo

Chuva de quase 200 mm provoca transbordamentos de rios no sudoeste do PR e oeste de SC
Santo Antonio do Sudoeste PR 01 02 16 Radio Entre Rios AM 1
A chuva que voltou a cair de forma generalizada e volumosa nas últimas 36 horas em parte do Sul do Brasil, após semanas de tempo firme e muito calor, também já causou problemas à população.
Somente entre a manhã de domingo (31) e o final da tarde desta segunda-feira (01), rios que cortam municípios do sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina extravasaram inundando áreas tanto na zona rural quanto na urbana.
No município de Santo Antônio do Sudoeste, no extremo sudoeste paranaense, o rio Santo Antônio saiu da calha alagando áreas próximas, segundo a Defesa Civil.
O rio Capanema, que nasce na região do município paranaense de Salgado Filho, também subiu muito nesta segunda-feira alagando estradas vicinais e propriedades rurais até o município de Realeza, no encontro com o rio Iguaçu. Alagamentos também foram verificados em Ampére, Bela Vista da Caroba, Pinhal de São Bento e Planalto.
No oeste de Santa Catarina, rios subiram bastante nas regiões de Dionísio Cerqueira, Descanso, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, São Miguel do Oeste e Tunápolis.
Também houve registro de alagamentos em municípios do meio-oeste e planalto sul catarinense, regiões entre Campos Novos, Concórdia, Joaçaba e Lages e na metade norte gaúcha, regiões de Iraí, Lagoa Vermelha e Vacaria.
Dados meteorológicos
Estações meteorológicas automáticas operadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) contabilizaram precipitação entre as 19 horas (Brasília-verão) de sábado (30) e às 19 horas desta segunda-feira de:
172,4 milímetros em Dionísio Cerqueira, SC
160,6 mm em Frederico Westphalen, RS
132,2 mm em Vacaria, RS
132,0 mm em Xanxerê, SC
124,6 mm em Planalto, PR
116,2 mm em Lagoa Vermelha, RS
115,2 mm em São Joaquim, SC
106,2 mm em Lages, SC
103,6 mm em Passo Fundo, RS
A estação telemétrica operada pela Itaipu Energia no município de Planalto registrou um aumento considerável do nível do rio Capanema de 2,22 metros para 10,05 metros superando a cota de alerta de extravasamento que é de 8,10 metros.
Já em Francisco Beltrão, o rio Marrecas também superou a cota de alerta pela tarde atingindo 4,10 metros contra 3,95 metros da cota de alerta.
No município gaúcho de Iraí, o nível do rio Uruguai também aumentou chegando a 5,23 metros e superando a cota de alerta que é de 5,12 metros. O risco de enchente, no entanto, só é considerado quando o mesmo supera 10,30 metros.
Santo Antonio do Sudoeste PR 01 02 16 Radio Entre Rios AM 1
Santo Antonio do Sudoeste PR 01 02 16 Radio Entre Rios AM 1
Santo Antonio do Sudoeste PR 01 02 16 Radio Entre Rios AM 1
(Crédito das imagens: Renato Lima/Rádio Entre Rios AM/Santo Antônio do Sudoeste, PR via WhatsApp DONTM (18) 99681-1555)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)
O portal De Olho No Tempo Meteorologia não realiza previsão de tempo ou expede aviso meteorológico. Para tal conteúdo acesse os órgãos oficiais de meteorologia no Brasil, Cptec/Inpe ou Inmet.
Em situação de risco eminente em sua região contate a Defesa Civil pelo telefone 199.
© 2000 – 2016. Todos direitos reservados ao portal De Olho No Tempo Meteorologia. Todo o material deste site pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído desde que mantida a fonte De Olho No Tempo Meteorologia.
Curta os canais do portal De Olho No Tempo Meteorologia
Facebook: https://www.facebook.com/deolhonotempometeorologia
Telegram: https://telegram.me/deolhonotempometeorologia
Twitter: https://twitter.com/deolhonotempo
Participe de nossos grupos do WhatsApp e envie imagens do tempo de sua cidade para (18) 99681-1555.
“O tempo não para. Nós também não”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário