OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

sábado, 14 de janeiro de 2017

Governo inaugura o sexto Centro Especializado em Reabilitação no RN



O Ministério da Saúde publicou portarias que habilitam os Centros Especializados em Reabilitação (CER) nos municípios potiguares de São José de Mipibu, Areia Branca, Guamaré e Macaíba. Além destes, o estado ainda dispõe destes serviços nos municípios de Pau dos Ferros e Natal, já habilitados em anos anteriores. As unidades fazem parte da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Rio Grande do Norte e ampliam o acesso das pessoas com deficiência aos centros de reabilitação.
De acordo com Célia Melo, coordenadora de Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência, as recentes habilitações foram possíveis graças ao apoio das equipes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems). “Considerando a situação provocada pelo zika vírus e de acordo com os planos regionais de saúde, nós buscamos incessantemente ampliar o acesso a estes serviços, para que a população possa encontrar atendimento na sua região”, explicou Célia.
Nos seis Centros Especializados em Reabilitação são oferecidos os serviços de: Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual, Visual, Ostomia e em Múltiplas Deficiências, às pessoas com deficiência (temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua).
Na última quinta-feira, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, em visita ao município de Mossoró, conheceu o local de obras onde será construído o Centro Especializado de Reabilitação Maria Benômia Rebouças. O novo CER IV atenderá quatro serviços de reabilitação habilitados: deficiência física, auditiva, visual e intelectual.  O Ministério da Saúde já repassou R$ 4,5 milhões para a obra, que corresponde 90% do valor total que será de R$ 5 milhões. A data máxima para conclusão da construção será em Maio/2017.
CENTROS ESPECIALIZADOS EM REABILITAÇÃO NO RN:
I Região:
Centro de Reabilitação de São José de Mipibu - modalidade física, auditiva e visual
II Região: 
Centro de Reabilitação de Areia Branca - modalidade física e intelectual
III Região:
Centro de Reabilitação de Guamaré - modalidade física e intelectual
VI Região: 
Associação Nossa Senhora da Conceição em Pau dos Ferros - modalidade física e intelectual (desde 2015)
VII Região: 
Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi em Macaíba - modalidade auditiva, física e intelectual
ESTADUAL:
Centro de Reabilitação Infantil e Adulto - ESTADUAL (antigo CRI) - em Natal modalidade auditiva, física e intelectual (desde 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário