Fonte: Jornal de Fato
A Prefeitura de Mossoró está com processo licitatório marcado para o próximo dia 15 de fevereiro para contratar empresa para executar o serviço de limpeza urbana.
O atual contrato com a Sanepav está vencido.No entanto, veículos de uma possível candidata para substituir a Sanepav já estão chegando a Mossoró. Desde a última segunda-feira (11), cinco caminhões compactadores da empresa Vale Norte Ltda. estão estacionados em um posto de combustíveis da cidade.De acordo com informações apuradas no local, “os caminhões são para atuar em Mossoró”.
Porém, procurada pela reportagem do JORNAL DE FATO, a gerente da Vale Norte, Jacir dos Santos Costa, negou que a empresa esteja vindo atuar em Mossoró. Segundo ela, os caminhões foram guardados em Mossoró, mas vão atuar em outra região.
No entanto, estranhamente, ela não soube informar em qual cidade. “Só guardamos os caminhões por conta de local, mas não é para atuar em Mossoró [insistentemente]. Não sei precisar a cidade [que eles vão atuar]”, declarou a gerente.
Jacir dos Santos disse também desconhecer a realização de licitação pela Prefeitura de Mossoró para a contratação do serviço de limpeza urbana.
A Vale Norte é uma empresa com sede em Juazeiro/BA e tem contrato com o Município local.
O serviço de limpeza urbana de Mossoró é um negócio milionário. Somente em 2015, a Sanepav faturou quase R$ 20 milhões. A empresa com matriz em Barueri (SP) tem vários anos de atuação na cidade e acumula, ao longo dos anos, um volume considerável de recursos recebidos.
Somente de 2009 até 2015, são mais de R$ 135 milhões, de acordo com dados do Portal da Transparência, que foi implantado a partir de 2009.
Apesar do volume de recursos, a Sanepav vem enfrentando problemas, desde o ano passado, com pagamentos. Em 2015, proprietários de caminhões-caçambas alugados pela empresa suspenderam o serviço de coleta de entulhos por falta de pagamento.
Na última terça-feira (12), foi a vez de os garis cruzarem os braços por não receberem os salários. A paralisação demorou apenas um dia. O serviço foi retomado após a Sanepav executar o pagamento.
No ano passado, a Prefeitura de Mossoró deixou de pagar R$ 2.443.980,61 à Sanepav, de acordo com dados do Portal da Transparência.

0 Comentários