OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Trabalhadores lotam Caixa Econômica Federal para sacar cotas do PIS



Fonte: DE FATO

Agências da Caixa Econômica Federal em Mossoró ficaram lotadas de trabalhadores de qualquer idade que têm direito a cotas dos fundos do Programa de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), com direito a sacar seus recursos desde ontem (14). Mesmo com o prazo aberto até 28 de setembro, no primeiro dia de liberação dos recursos foi grande o número de pessoas nas agências. A maioria estava em busca de informações sobre como proceder para sacar o dinheiro.
“Como não tenho conta na Caixa e o valor que tenho direito não pode ser sacado nos caixas eletrônicos nem lotéricas, tive de vir até aqui enfrentar a fila”, disse o desempregado Antônio Neto de Sousa, 49 anos.
Para os estagiários que atuam na orientação dos trabalhadores que procuram a Caixa, nos próximos dias as filas devem reduzir, tendo em vista que as informações repassadas a quem já veio no primeiro dia são repassadas para outros.
Embora nas agências da Caixa o número de clientes tenha sido bem acima da média para este período do mês, nas agências do Banco do Brasil o expediente transcorreu de forma tranquila, com poucos servidores buscando informações sobre o saque das cotas do Pasep.
Desde o dia 8 de agosto, o crédito para correntistas da Caixa e do Banco do Brasil está sendo feito automaticamente.
Desta a terça-feira, todas as pessoas já podem sacar os recursos corrigidos. Já a partir de 29 de setembro, só será possível receber as quantias dos dois fundos nos casos previstos na lei 13.677/2018.
Para saber o saldo e se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites do PIS e do Pasep. Para os cotistas do PIS, também é possível consultar a Caixa Econômica Federal pelo telefone 0800-726-0207 ou nos caixas eletrônicos da instituição, desde que o interessado tenha o Cartão Cidadão. No caso do Pasep, a consulta é feita ao Banco do Brasil, por meio dos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001.
Têm direito ao saque as pessoas que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988. As cotas são os rendimentos anuais depositados nas contas de trabalhadores criadas entre 1971, ano da criação do PIS/Pasep, e 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário