Fonte: BBC
Uma tempestade violenta que devastou partes da Espanha com fortes chuvas e ventos violentos deixou pelo menos 13 pessoas mortas.
As autoridades espanholas disseram que quatro pessoas ainda estavam desaparecidas depois que Storm Gloria provocou inundações e varreu estradas.
Na quinta-feira, o primeiro-ministro Pedro Sanchez sobrevoou algumas das áreas mais atingidas do leste e visitou Maiorca, que foi atingida por ondas enormes.
O governo deve realizar uma reunião de emergência na sexta-feira para coordenar uma resposta.
Sanchez disse aos repórteres que "não haverá nenhum recurso ou esforço".
"Acho que o importante agora é que estamos todos unidos, que trabalhamos ombro a ombro e cooperamos como estamos fazendo", disse ele.
Sanchez disse que a mudança climática contribuiu para a forte tempestade.
"Os fenômenos meteorológicos que estamos testemunhando não são inteiramente devidos às mudanças climáticas, mas o que também é verdade é que as mudanças climáticas estão acentuando-os", disse ele a repórteres.
A tempestade Gloria invadiu as Ilhas Baleares - que incluem a ilha de Maiorca - no último final de semana, com chuvas torrenciais provocadas por ventos de 100 km / h.
Ondas enormes obrigaram alguns moradores a evacuar suas casas, enquanto os rios estouravam suas margens e os barcos eram arrancados de seus ancoradouros e levados às praias.
A tempestade atingiu a Catalunha, Valência e as regiões sul de Múrcia e Andaluzia com chuva e neve, deixando um rastro de danos nos populares resorts turísticos ocupados, preparando-se para a temporada de férias.
A mídia espanhola relatou quatro mortes relacionadas a tempestades na Catalunha, cinco em Valência e duas na Andaluzia, uma na região central de Castela e Leão e uma na região norte das Astúrias.
Entre os mortos, estava um homem de 50 anos que foi levado embora enquanto pescava em rochas em Ametlla de Mar, na Catalunha, e uma mulher de 75 anos cuja casa desabou em Alcoi, Alicante.
Na quinta-feira, equipes de emergência disseram ter encontrado o corpo de um homem afogado em seu carro na cidade catalã de Cabaces.
As autoridades disseram que o número de mortos pode aumentar ainda mais com quatro pessoas desaparecidas na Catalunha e nas Ilhas Baleares.
As condições estão diminuindo à medida que a tempestade passa sobre o país, apesar de vários rios no nordeste estourarem suas margens na quinta-feira.
A Storm Gloria também atacou os Pirineus Orientais, o departamento mediterrâneo mais ao sul da França, que foi colocado em alerta máximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário