OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

segunda-feira, 12 de abril de 2021

mercado mais chique de Moscou fecha após 120 anos

Mulher usando máscara protetora empurra um carrinho de compras na Loja Yeliseyevsky no centro de Moscou, Rússia, 2 de abril de 2021 

Fonte: BBC 

O icônico Empório Yeliseyevsky, misto de padaria e mercadinho de luxo situado em um palácio no centro de Moscou, está fechando suas portas após 120 anos.

O glamoroso espaço na rua Tverskaya, uma das mais movimentadas da capital, foi inaugurado em 1901, ainda na Rússia Imperial.

Suas portas continuaram abertas durante a revolução socialista e o lugar se manteve funcionando confortavelmente durante a ascensão e após a queda da União Soviética.

No final das contas, no entanto, foi a pandemia da covid-19, junto a uma complicada disputa legal sobre a venda do prédio, que resultou na queda da bela Yeliseyevsky.

25 de novembro de 2020: mulher passa pela mercearia Yeliseyevsky na rua Tverskaya, centro de Moscou

Apesar do passado movimentado e vibrante, o prédio agora estava praticamente vazio, tanto de clientes quanto de estoque.

Gleb Prostakov, porta-voz da Yeliseyevsky, disse à imprensa local que a loja estava fechando devido a questões legais.Vista interna do mercado Yeliseyevsky no centro de Moscou, Rússia, em 2 de abril de 2021

De 2005 a 2015, o prédio foi propriedade da cidade de Moscou e era administrado pela rede de supermercados Aliye Parusa.

O jornal Moscow Times relata que, em 2015, a cidade concordou em vender o prédio para a rede, mas o contrato para essa transação ainda está no limbo.

MOSCOW, RUSSIA - MARCH 30, 2021: The Yeliseyevsky store in Tverskaya Street. The store was opened by merchant Grigory Yeliseyev in 1901 as Eliseev's Shop and Cellars of Russian and foreign wines. The store marked the 120th anniversary since its opening on February 5, 2021. Signs read "Kompots" (L) and "Nectars."

A rede Aliye Parusa fechou todas as suas lojas em 2019, mantendo apenas o empório Yeliseyevsky aberto.

Embora a própria empresa não tenha dado mais detalhes, analistas especularam que a pandemia e a queda no turismo tenham afetado fortemente o setor de alimentação.

Mulher trabalha na mercearia Yeliseyevsky na Rua Tverskaya,

Antes de se tornar mercado, o prédio era uma mansão pertencente à princesa Zinaida Volkonskaya. No século 19, a princesa costumava receber músicos, artistas e poetas famosos no local - incluindo o importante poeta romântico Alexander Pushkin.

O lugar foi transformado em um armazém pela família de comerciantes Yeliseyev, que fez fortuna importando vinhos e frutas para a Rússia imperial.

Transeunte tira foto da vitrine decorada da mercearia Yeliseyevsky no centro de São Petersburgo, em 12 de dezembro de 2012

Após a revolução russa, em 1917, o empório foi nacionalizado.

Ao longo do século 20, durante a era soviética, o empório ficou conhecido como o lugar onde se podiam comprar iguarias raras e quase impossíveis de se obter, incluindo caviar.

Interior da loja

Mercado Yeliseyevsky




Nenhum comentário:

Postar um comentário