OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Nasa explica 'arco-íris' fotografado por robô em Marte

'Arco-íris' em foto de Marte é, na verdade, reflexo da lente da Perseverance

Fonte: VIA CNN 

Uma foto capturada pelo rover Perseverance, da Nasa, no fim de semana passado chamou atenção após mostrar o que parecia ser um enorme arco-íris no horizonte de Marte.

Uma mensagem publicada pela Nasa no Twitter, no entanto, refutou essa teoria. Isso porque para se formarem os arco-íris requerem luz solar e gotas de chuva, condição que não é possível na atmosfera fria do planeta.

Após vários dias de especulação online de milhares de pessoas, a Nasa afirmou que o "arco-íris" é, na verdade, apenas um reflexo da lente da Perseverance, que ocorre quando a luz atinge a câmera do rover em um ângulo específico.

"Muitos perguntaram: isso é um arco-íris em Marte? Não. Arco-íris não são possíveis aqui", afirmou a agência espacial norte-americana. "Arco-íris são criados pela luz refletida em gotas de água, mas não há água suficiente aqui para condensar e é muito frio para [a presença de] água líquida na atmosfera. Este arco é um reflexo de lente."

A foto foi capturada usando a câmera traseira do rover para a prevenção de riscos, o que causou o efeito colorido visto na imagem.

“Tenho protetores solares em minhas câmeras contra dano, que são consideradas críticas para a missão (eu preciso deles para dirigir para frente e geralmente estou dirigindo para frente). Os protetores não eram considerados essenciais nas minhas câmeras traseiras, então você pode ver artefatos de luz dispersa em suas imagens”, diz outro tuíte publicado na conta da Perseverance.

Desde que chegou ao planeta vermelho em fevereiro, a Perseverance já tirou milhares de fotos, incluindo uma selfie em close-up recente e fotos dela baixando colocando o helicóptero Ingenuity no solo do planeta.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário