• Hydro
Na próxima terça-feira (8), Brasília será palco de um dos mais relevantes encontros nacionais sobre clima e infraestrutura. A CNN Brasil, em parceria com a Agência iNFRA, realiza o CNN Talks: COP30 – Resiliência Climática: Regulação e Financiamento, evento que faz parte da cobertura especial da emissora rumo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém (PA).
O debate será realizado na Casa Parlamento, no Lago Sul, a partir das 18h45, reunindo autoridades públicas, representantes de agências reguladoras, especialistas e lideranças empresariais para discutir os caminhos para um Brasil mais adaptado às mudanças climáticas.
A resiliência climática tem ganhado protagonismo global — e o Brasil, anfitrião da próxima COP, ocupa posição estratégica nesse cenário. Mais do que responder aos extremos do presente, adaptar-se às mudanças climáticas é uma decisão de futuro. Empresas como a Hydro, com forte presença na região Norte, têm realizado investimentos consistentes na efetivação de projetos de grande porte visando a diminuição das emissões de carbono.
Anderson Baranov, CEO da companhia, será um dos palestrantes do CNN Talks e apresentará as principais ações de descarbonização da Hydro, como a participação em investimentos na ordem de R$ 8,8 bilhões para tornar sua atuação na cadeia de valor do alumínio mais sustentável. Entre eles, estão projetos para utilização de açaí como biomassa, substituição de óleo combustível por gás natural e eletrificação da matriz. “Como empresa com presença na Amazônia, a Hydro quer estar ao lado de quem busca caminhos para a transição energética e a redução das emissões”, afirma Baranov.
O país tem a chance (e a responsabilidade) de liderar políticas públicas que antecipem riscos, minimizem impactos e estimulem um modelo de desenvolvimento mais justo, verde e preparado para os desafios ambientais.
Diálogo com o futuro
O evento ganha relevância no momento em que diversas agências reguladoras passam por renovações— como ANEEL, ANP, ANA, ANTT, Antaq e Anac —, abrindo uma janela de oportunidade para a modernização de marcos legais e a inclusão da variável climática nas decisões estratégicas de longo prazo.
Para debater esse cenário, o CNN Talks contará com três painéis temáticos e duas intervenções especiais. A abertura ficará a cargo de Márcio Gomes, âncora do CNN Prime Time, e Daniel Rittner, diretor editorial da CNN Brasil em Brasília, que conduzem a mediação do encontro.
Entre os nomes confirmados estão o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), e o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco. A mediação será conduzida pelo jornalista Márcio Gomes, âncora do CNN Prime Time, e por Daniel Rittner, diretor editorial da CNN Brasil em Brasília.
Também participam do debate representantes de órgãos reguladores e ministérios, como Gentil Nogueira de Sá Júnior (secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia), Guilherme Sampaio (diretor-geral da ANTT), Agnes da Costa (diretora da Aneel), Flávia Takafashi (diretora da Antaq) e Luciana Costa (diretora de Transição Energética e Mudanças Climáticas do BNDES).
Rumo à COP30
Com apoio da Hydro, o CNN Talks propõe um diálogo entre Estado e mercado sobre o papel das instituições reguladoras na construção de um país mais resiliente. Referência em alumínio e energias renováveis, a marca aposta em parcerias voltadas à sustentabilidade e à transição climática.
“O tema da resiliência climática se mostra ainda mais relevante com a chegada da COP30 em Belém. Participar dessas conversas para debater ideias e compartilhar soluções é essencial para avançarmos juntos”, ressalta Anderson Baranov, CEO da Norsk Hydro Brasil.
Segundo os organizadores, o encontro representa mais um passo na construção de uma agenda estratégica rumo à COP30 — um momento em que o Brasil poderá mostrar ao mundo sua capacidade de transformar vulnerabilidades em oportunidades.
Serviço:
CNN Talks: COP30 – Resiliência Climática: Regulação e Financiamento
Data: Terça-feira, 8 de julho
Horário: A partir das 20h, no Youtube da CNN Brasil
CNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário