OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

domingo, 27 de julho de 2014

Hamas lança foguetes e Israel retoma ofensiva em Gaza


ofensiva em Gaza

O Exército israelense retomou a ofensiva aérea, naval e terrestre na Faixa de Gaza depois que o Hamas rejeitou a extensão do cessar-fogo e voltou a lançar foguetes contra Israel.
Israel havia aceitado um pedido da ONU para ampliar por mais 24 horas, até a meia-noite deste domingo, a trégua iniciada no sábado às 8h (hora local, 1h de Brasília).Mas fontes militares haviam alertado que agiriam caso o Hamas interrompesse o cessar-fogo.
No sábado, o grupo palestino disse que só aceitaria ampliar a trégua se as tropas israelenses deixassem Gaza por completo e os palestinos pudessem voltar para suas casas.
Ao rejeitar o cessar-fogo, o Hamas ainda acusou Israel de "usar a pausa para preparar novos ataques".
Mais de mil palestinos, a maioria civis, e 46 isralenses, 3 civis, foram mortos desde o início da ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza.
Cerca de 5.870 palestinos ficaram feridos em 20 dias de conflitos, segundo autoridades de saúde de Gaza.

'Foguetes incessantes'

Militares israelenses postaram no Twitter na manhã de domingo que "diante do lançamento incessante de foguetes por parte do Hamas durante a janela humanitária, acordada para o bem-estar da população de Gaza, as Forças de Defesa Israelenses (IDF) vão retomar suas ações aéreas, navais e terrestres na Faixa de Gaza".
No domingo, o porta-voz da IDF, o tenente-coronel Peter Lerner, disse que a operação iria recomeçar por causa de "violação flagrante da remissão humanitária pelo Hamas".
Correspondentes em Gaza relatam ter ouvido inúmeras explosões em vários distritos do território.
Há relatos de que três palestinos tenham morrido assim que os bombardeios aéreos recomeçaram.
Durante a trégua temporária, sirenes de alerta contra foguetes continuaram a soar nas principais cidades israelenses.
Fontes israelenses acrescentaram que um soldado foi morto por um morteiro lançado de Gaza na manhã de domingo.
Israel deu início a uma ofensiva militar com o objetivo e impedir que o Hamas continuasse a disparar foguetes desde a Faixa de Gaza.
No dia 18 de julho, o país também entrou em Gaza por terra, dizendo que a operação era necessária para destruir túneis cavados por militantes do Hamas para infiltrar Israel.

fonte:bbc brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário