OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

ATENÇÃO LAJES: Obra do DNOCS pode reduzir abastecimento em 16 cidades

 

Adutora Sertão Central Cabugi será paralisada na segunda-feira (15)

Obra do DNOCS pode reduzir abastecimento em 16 cidades
 
Redação - ACS Caern

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) foi comunicada pelo Departamento de Obras Contra as Secas (DNOCS) que, entre os dias 23 a 27 de outubro, realizará obras na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. A intervenção, com fechamento da comporta, pode reduzir o abastecimento de água para 16 cidades. 

Os municípios que podem ter redução no abastecimento são: Alto do Rodrigues, Angicos, Assú, Caiçara do Rio dos Ventos, Carnaubais, Fernando Pedroza, Guamaré, Jardim de Angicos, Lajes, Macau, Mossoró, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Riachuelo e Serra do Mel. A Caern alerta que a população reserve água e faça uso racional no período.

Caern alinhou com o DNOCS medidas para minimizar os impactos no abastecimento.  Dentre elas, um aumento na liberação de água no rio Piranhas no período que antecede a obra, possibilitando uma maior reservação. De acordo com Jairo Ferreira, Gerente da Caern Regional Sertão Central, será uma reserva para que a Companhia possa fazer a captação da adutora Jerônimo Rosado que abastece parte de Mossoró e Assú. A reserva também servirá para o abastecimento das cidades de Pendências, Macau, Guamaré, Alto do Rodrigues e Carnaubais, com captações ao longo do rio Piranhas. Água do açude Medubim também dará reforço para abastecimento destas cidades.

Já no sistema adutor Sertão Central, o DNOCS construirá uma adutora emergencial para funcionar no período, captando água do lago da Armando Ribeiro e levando até o canal do Pataxó. A captação para as cidades abastecidas pela adutora Sertão Central (Angicos, Caiçara do Rio dos Ventos, Fernando Pedroza, Jardim de Angicos, Lajes, Pedra Preta, Pedro Avelino e Riachuelo) ocorre pelo Canal. Após a conclusão das obras, a água da barragem Armando Ribeiro será liberada em maior quantidade e reforçará pelo período de quatro dias para recuperar o volume nas captações e normalizar o abastecimento das cidades.

MERCADO LIVRE

O cronograma de paradas no abastecimento para adequação dos sistemas ao mercado livre de energia estará concentrado em Mossoró, a partir desta terça-feira (20). A Caern vem realizando testes e adequações da medição nos seus sistemas, em parceria com a concessionária de energia elétrica.
Nesta terça-feira (20), será feita a adequação da medição no poço P-19. A paralisação será de 7h da manhã às 17h. Os bairros afetados são Abolição 3 e 4, Santa Delmira 1 e 2, Pousada dos Thermas, Santo Antônio, Santa Júlia e Quintas do Lago. Após religar, são necessárias 48 horas para regularização do abastecimento.

Na quarta-feira (21), o serviço será feito no poço P-21, suspendendo o abastecimento nos bairros Alto do Sumaré, Dom Jaime Câmara, parte do Planalto 13 de Maio, parte da Ilha de Santa Luzia, Alto do São Manoel e Malvinas, das 7h da manhã às 17h. Após religar o poço são necessárias 48 horas para normalização do abastecimento.

Na quinta-feira (22), será a vez do poço P-11, o serviço será realizado das 7h da manhã às 17h, interrompendo o fornecimento de água para os bairros Santo Antônio, Abolição I, Abolição II. Após religar, são necessárias 48 horas para normalização do abastecimento para os bairros afetados.
 
ÁGUA
Seis bairros de Pau dos Ferros
estão com abastecimento suspenso
 
Redação ACS Caern
 
Os bairros São Judas Tadeu, São Benedito, Riacho do Meio, Olívio de Souza, Sítio Alagoinha e Carvão, em Pau dos Ferros, estão com abastecimento suspenso, após a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) registrar danos causados em redes de água, pelo serviço de pavimentação, realizado pela prefeitura de Pau dos Ferros. A previsão é que as redes estejam consertadas até a manhã da quarta-feira (21). A normalização do abastecimento para esses bairros é de 48 horas, após o abastecimento ser restabelecido.

 
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Paulo Freire - Assessor de Comunicação
Assessoria de Comunicação Social – ACS
Fones: 
Natal - 3232-4161 / 3232-4236 / 98128-5757
Mossoró - 98128-5181 

Endereço:
Quer alterar a maneira como você recebe nossos e-mails?
Você pode alterar as suas preferências ou deixar de receber e-mails da Caern

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário