OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Tempestades causam deslizamento de terra e queda de energia na Califórnia

 Imagem de satélite de tempestade se formando

Uma forte tempestade atingiu o norte da Califórnia no domingo, provocando deslizamentos de terra e inundações, enquanto fortes ventos derrubaram postes de serviços públicos e derrubaram árvores.

Espera-se que até 25 cm de chuva caia sobre a costa oeste, segundo o meteorologista Marc Chenard, do Centro de Previsão do Tempo do Serviço Nacional de Meteorologia.

Chenard descreveu a tempestade como um “ciclone bomba”, um evento climático intenso quando a pressão barométrica cai rapidamente.

A tempestade segue a temporada de incêndios florestais mais movimentada da história da Califórnia e aumenta as ameaças de enchentes. Grande parte da região está sob seca severa, extrema ou excepcional, conforme classificado pelo Monitor de Secas dos EUA.

“Cicatrizes de queimaduras, essa é a área onde a água tende a escoar mais rápido, então é onde estão os maiores riscos de enchentes”, disse Chenard. “Os avisos são de inundações potencialmente fatais dentro e ao redor das cicatrizes de queimaduras.”

Vários deslizamentos de terra já foram relatados em áreas de queimadas nas montanhas de Sierra Nevada a nordeste de San Francisco, local do segundo maior incêndio florestal registrado na história do estado.

A área da Califórnia central onde o incêndio de 2020 Creek atingiu foi colocada sob o status de aviso de evacuação, segundo o Gabinete do Xerife do Condado de Fresno.

Os serviços de emergência emitiram avisos de inundação para áreas incluindo o condado de Marin, ao norte de São Francisco, e partes do rio Napa.

Ventos de mais de 50 80 km/h sopraram em São Francisco e provocaram quedas de energia ao redor de Sacramento, onde os residentes postaram fotos de postes de serviços públicos derrubados quebrando carros e bloqueando estradas.

Fortes ventos também derrubaram um caminhão na ponte Richmond-San Rafael, na área da baía de São Francisco, relataram usuários do Twitter.

Centros de evacuação foram abertos na capital do estado, Sacramento. O Escritório de Serviço de Emergência de Sacramento tuitou: “Lembre-se – nunca dirija em água parada! Vire-se, não se afogue!”.

A neve era esperada em altitudes mais elevadas, disse Chenard.

“É um sistema de tempestades bastante impressionante”, disse Chenard. “Está acontecendo agora e continuará até o dia de amanhã. Estará gradualmente se deslocando para o sul através da Califórnia central esta noite e amanhã.”

CNN 



Nenhum comentário:

Postar um comentário