A primeira etapa do Enem 2024 acontece neste domingo (3), e 4.325.960 são esperados para a aplicação da prova. Serão 140 mil salas para a realização do exame e 10 mil locais de prova em 1.753 municípios do país.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza o Enem, imprimiu 9 milhões de provas em 18 cadernos de prova diferentes. Mais de 300 mil colaboradores estão envolvidos no exame.
No primeiro dia, a prova consiste em uma redação e 90 questões de matérias múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira — inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).
A redação do Enem pode ter até 30 linhas e é baseada em um tema divulgado apenas no dia da prova. O texto precisa ser dissertativo-argumentativo e ter uma proposta de intervenção. A nota máxima é de 1.000 pontos, mas alguns critérios podem fazer com que alunos zerem a nota.
Cálculo da nota
Segundo o Inep, a metodologia utilizada para calcular a nota do Enem é um “conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, o seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características das questões”.
R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário