O Presidente dos EUA, Donald Trump, e o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, encontraram-se este sábado antes do funeral do Papa Francisco, com Trump a expressar dúvidas sobre o plano do presidente russo, Vladimir Putin, para acabar com a guerra.
A conversa entre Trump e Zelenskyy à margem do funeral do Papa foi o primeiro encontro cara a cara entre os dois líderes desde que tiveram uma acesa troca de palavras na Sala Oval da Casa Branca, em fevereiro.
Em fotografias históricas divulgadas pelo governo ucraniano, os dois líderes são vistos sentados frente a frente, olhos nos olhos, na Basílica de São Pedro.
Zelenskyy descreveu a reunião como “um encontro muito simbólico que tem o potencial de se tornar histórico se forem alcançados resultados conjuntos”.
“Discutimos muitas coisas a sós. Esperamos obter resultados em tudo o que abordámos”, afirmou Zelenskyy numa publicação no X, acrescentando que ”a proteção das vidas do nosso povo. Um cessar-fogo total e incondicional. Uma paz fiável e duradoura que impeça a eclosão de uma nova guerra”.
O encontro direto e improvisado dos dois líderes contrastou fortemente com as declarações públicas dos últimos dias, aumentando as esperanças de um fim para a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
No entanto, depois de ter partido de Roma após o funeral do falecido pontífice, o presidente dos EUA manifestou nas redes sociais um novo ceticismo quanto à possibilidade de um acordo de paz ser alcançado em breve.
Leia mei em Euro News
Nenhum comentário:
Postar um comentário