OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

2° Guerra Mundial em Natal Veja Fotos Pela 1° Vez Coloridas Daquela Época


Na Base Aérea, militares e jovens funcionários são clicados em suas rotinas pelo viajante e fotógrafo Ivan Dmitri. O material nunca foi publicado em cores

Fonte: Tribuna do Norte 

“Ainda tem muita coisa para ser mostrada, achada, identificada e catalogada. O que sabemos é pouco perto de tudo o que aconteceu por aqui”, garante o pesquisador Fred Nicolau, 50, ao comentar as preciosidades que – vez por outra – surgem na internet com material inédito sobre o período da Segunda Guerra em Natal. Raridades como a série de 22 fotos coloridas, liberadas pela agência fotográfica Getty Images em junho do ano passado, feitas pelo fotógrafo norte-americano Ivan Dmitri em 1943, comprovam como o assunto ainda rende. As imagens foram divulgadas para dar visibilidade ao arquivo que a Getty Images mantém disponível para venda. 
A agência adquiriu o direito pelo acervo em 2007, do arquivista fotográfico Michael Ochs, 72, considerado pelo The New York Times “a principal fonte de imagens de artistas de rock do mundo”. As fotos foram feitas em cromo, um tipo especial de filme utilizado para slide, pois na época não havia tecnologia para fazer cópias coloridas em papel fotográfico, por isso 99% das imagens que ilustram essa fase é em preto e braco. A série até então inédita de fotos foi postada originalmente pelo BuzzFeed (buzzfeed.com), sob o título “22 fotos históricas da base aérea construída pelos americanos em Natal” no dia 18 de junho de 2014.

Os cliques de Dmitri (1900-1968) mostra o cotidiano dos militares yankees na província: banho de mar em Ponta Negra sem poluição e com o Morro do Careca ainda 'cabeludo'; o escambo gastronômico com nativos; os trabalhos na Base de Parnamirim; a presença dos potiguares; aviões; oficiais; o acampamento. Além do potencial turístico com alcance mundial, esse capítulo importante da história do RN gera um interesse local que contraria a falta de um museu temático que dê conta dessa memória – vide o Museu da Rampa, nas Rocas, cujas obras estão paradas há mais de um ano.
Na Base Aérea, militares e jovens funcionários são clicados em suas rotinas pelo viajante e fotógrafo Ivan Dmitri. O material nunca foi publicado em cores - Foto:Ivan Dmitri - Michael Ochs Arcuives - Getty

“Essas fotografias são a sobra do livro 'Flight to Everywhere', que Ivan Dmitri publicou em 1944 após circular o mundo de carona com o Comando de Transporte Aéreo das Forças Armadas Norte-americanas”, explicou Fred Nicolau. Na abertura de “Flight to Everywhere” o autor dedica o livro aos "nossos homens das forças armadas dos Estados Unidos", destaca o pesquisador.

Ele frisa que não dá para saber se as fotos divulgadas são as mais importantes: “Quem manipula esse material não não tem a menor noção disso, é trabalho dos pesquisadores identificar e destacar o que há de relevante, o que é raro e inédito”. O livro traz impressão colorida das imagens coloridas, o que é bem diferente da cópia fotográfica em cores. Descendente de armênios, Ivan Dmitri é o pseudônimo adotado pelo artista Levon West (gravura e aquarela) para assinar os trabalhos fotográficos. Dmitri foi um dos nomes que contribuíram com a aceitação da fotografia como arte.

Fred Nicolau contou que a grande maioria dos soldados e oficiais que moraram em Natal na época não eram combatentes de frente de batalha, atuavam no Comando do Transporte Aéreo e eram responsáveis pelo trânsito de tropas, suprimentos e equipamentos para todas as bases dos EUA espalhadas pelos cinco continentes. “Natal era um ponto estratégico da rota principal, bem mais movimentada e tranquila que a rota do Ártico que fechava durante o inverno. Ela (a rota) descia pela América Central e atravessava, a partir daqui, para a África, e de lá para para o resto do mundo”, lembrou Nicolau, que possui uma edição do livro de Ivan Dmitri. A obra não é considerada rara, sendo possível adquirir um exemplar ainda da primeira edição na loja virtual Amazon.com (a partir de U$ 2,78 dólares em capa dura, ou U$ 11,95 em brochura) e no eBay por U$ 69 dólares a 3ª impressão que traz capa diferente da original.

O pesquisador Rostand Medeiros, que mantém o blog Tok de História (tokdehistoria.com.br), contou que sua publicação replicando as fotos publicadas no BuzzFeed “bateu todos os recordes de acesso”: “Sempre temos um sentimento muito vivo quando sai algo daqui lá fora. Acredito que a liberação a conta gota dessas fotos seja para despertar interesse comercial pelo acervo da Getty Images”, disse Rostando, que trabalha no seu primeiro livro sobre a Segunda Guerra em Natal.

“Tenho feito muitos contato com pessoas nos EUA, gente que está mandando material sobre esse período. O foco do trabalho é a opinião dos norte-americanos sobre esse período, quero fazer um contra-ponto ouvindo os dois lados”, adiantou. Entre as descobertas, ele destaca registros sobre a prospecção de minérios pelo interior do RN. 

ONDE
. A versão digital do livro "Flight to everywhere", de Ivan Dmitri está disponível para consulta e download no link http://ow.ly/OR6HI
. O post do BuzzFeed "22 fotos históricas da base aérea construída pelos americanos em Natal" está no link: http://ow.ly/OR6BM




Nenhum comentário:

Postar um comentário