OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

quarta-feira, 6 de março de 2019

O homem cujo sangue ficou branco de tanta gordura


Amostras de sangue tiradas de paciente

Fonte: bbc
Além disso, seu estado de alerta diminuía aos poucos.
O homem, de 39 anos cuja identidade não foi revelada, sofre de diabetes, mas nos dias anteriores à ida ao hospital não tinha tomado seus remédios de uso contínuo.
De acordo com o relato do caso, publicado nesta semana na revista Annals of Internal Medicine, o homem foi submetido imediatamente a um tratamento intensivo, onde os testes revelaram que seu sangue tinha "síndrome de hiperviscosidade devido ao nível extremamente alto de triglicérides".
Uma das coisas que mais chamou a atenção dos médicos foi a cor do sangue do paciente.
"Inicialmente, o tom era mais claro que o sangue venoso escuro normal", diz Köhler. "Parecia mais sangue arterial, mas com um brilho branco."
"Após a sedimentação, uma parte branca se separou do sangue saudável, que permaneceu na parte inferior (do recipiente)."
Köhler disse ao site Live Science que o sangue adquiriu uma "cor leitosa".
Pessoa manipula frasco com sangueDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionO paciente sofre de diabetes e tinha altos níveis de gordura no sangue quando chegou ao hospital
Os triglicérides são um tipo de gordura que vem de alimentos como a manteiga e óleos, embora níveis elevados possam ter outras causas, como doenças genéticas, obesidade, uso de drogas ou álcool e cigarro em excesso.

Tratamento alternativo

Em casos como este, os médicos usam uma máquina para retirar a gordura do sangue e, assim, reduzir sua viscosidade.
No entanto, a situação deste paciente era tão extrema que os filtros para sugar a gordura entupiram diversas vezes.
Os médicos tiveram de agir rapidamente para remover o excesso de gordura, restaurar o pH do sangue e, assim, estabilizar o paciente.
"Tivemos de procurar alternativas", disse Köhler à BBC Mundo.
Assim, ao ver que o procedimento padrão falhou, Köhler e sua equipe recorreram à flebotomia, isto é, extrair o sangue e substituí-lo por sangue de um doador.
"Não tivemos escolha", diz Köhler. "Precisávamos levar o paciente a um estado em que os procedimentos padrão para remover os lipídios do sangue fossem novamente possíveis".
A técnica funcionou e eles conseguiram baixar os níveis de triglicérides do paciente.
Ilustração mostra gordura obstruindo parte de corrente sanguDireito de imagemGETTY IMAGES
Image caption'Até onde sabemos, este é o primeiro caso de hipertrigliceridemia severa que precisou de flebotomia para salvar o paciente depois', diz médico
"Até onde sabemos, este é o primeiro caso de hipertrigliceridemia severa que precisou de flebotomia para salvar o paciente depois que o procedimento padrão falhou", diz Köhler.

Combinação de fatores

O médico contou à BBC News Mundo que o homem agora não tem "sintomas residuais", teve alta e recebe atendimento ambulatorial.
De acordo com a hipótese de Köhler, os altos níveis de gordura no sangue do paciente foram causados ​​por uma combinação de resistência à insulina, obesidade, dieta inadequada e diabetes que não foi tratada adequadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário