OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

sexta-feira, 29 de março de 2024

Comentários do juiz de DC sobre Trump em caso de silêncio são 'inadequados' e 'impróprios', dizem especialistas

Foto: (Anna Moneymaker)

Um juiz federal de Washington, DC, está a enfrentar críticas pelo que os especialistas chamam de comentários “inapropriados” sobre o ex-presidente Trump numa entrevista à imprensa, enquanto Trump enfrenta um julgamento federal no distrito do juiz. 

O juiz sênior do Tribunal Distrital dos EUA, Reggie Walton, do Distrito de Columbia, apareceu em uma entrevista com Kaitlan Collins, da CNN, na quinta-feira, depois que Trump criticou a filha do juiz de Nova York, Juan Merchan, que está presidindo o caso do dinheiro secreto programado para ir a julgamento em 15 de abril. 

Walton, em uma rara aparição na mídia para um juiz em exercício, sentou-se para a entrevista na quinta-feira e criticou os comentários de Trump, chamando-os de “muito desconcertantes”.

Mas especialistas jurídicos disseram à Fox News Digital que os comentários de Walton foram “inapropriados” porque Trump é réu no distrito de Walton em um caso separado movido pelo caso do procurador especial Jack Smith.


“O juiz Reggie Walton é juiz federal em exercício em um distrito onde Donald Trump é atualmente réu criminal com um caso ativo. Ele não deveria comentar publicamente em entrevistas à mídia sobre qualquer coisa relacionada a ele, ponto final”, disse Kerri Kupec Urbhan, ex- conselheiro do procurador-geral Bill Barr e editor jurídico da Fox News.

“Este é mais um exemplo de falta de respeito pela aparência de justiça quando se trata de Donald Trump, o que, quer você goste de Trump ou não, vai contra o que os juízes e o sistema de justiça deveriam tratar”.

Merchan impôs esta semana uma ordem de silêncio ao ex-presidente e suposto candidato do Partido Republicano em 2024 antes do julgamento no próximo mês. Em uma postagem do Truth Social na quinta-feira, Trump referiu-se à filha do juiz pelo nome e chamou-a de “Rabid Trump Hater” por suas associações com uma empresa que consultou candidatos e causas democratas, sugerindo que “comprometeu totalmente” seu pai e pediu sua remoção de O caso. 

Merchan emitiu a ordem de silêncio contra Trump na terça-feira, apontando para suas “declarações extrajudiciais anteriores”, dizendo que elas estabelecem “um risco suficiente para a administração da justiça”. 

Merchan ordenou que Trump não pudesse fazer ou instruir terceiros a fazerem declarações públicas sobre testemunhas relativas à sua potencial participação ou sobre advogados no caso – exceto o promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg – ou sobre funcionários do tribunal, funcionários da promotoria ou familiares de funcionários.


Trump também se referiu a uma conta do Twitter anteriormente propriedade da filha de Merchan que apresenta uma foto de Trump atrás das grades da prisão como imagem de perfil. 

Walton, que também presidiu casos em seu distrito em 6 de janeiro de 2021, disse à CNN que estava “preocupado” com os comentários de Trump. 

“Tivemos juízes que perderam a vida ou familiares que perderam a vida como resultado de indivíduos que eram litigantes nos seus tribunais. E penso que é importante, para preservar a nossa democracia, mantermos o Estado de Direito. lei", disse ele.


"O Estado de direito só pode ser mantido se tivermos funcionários judiciais independentes... e se a lei for aplicada igualmente a todos os que comparecem no nosso tribunal.

“Acho importante que, como juízes, falemos e digamos coisas e façamos referência a coisas que possivelmente terão impacto no processo, porque se não tivermos um sistema judicial viável, teremos tirania”. 

John Shu, um advogado constitucional que serviu em ambos os governos Bush, disse à Fox News Digital que os comentários de Walton foram “indecorosos”. 

“É impróprio para o juiz Walton discutir publicamente Trump ou um caso de Trump, independentemente de qual seja, porque um dos casos criminais ativos de Trump está no tribunal do juiz Walton, o tribunal distrital federal em DC”, disse ele. 


Shu acrescentou que "parece que o entrevistador combinou erroneamente as duras críticas de Trump nas redes sociais sobre o juiz Merchan e sua filha - que provavelmente se enquadram nas proteções da Primeira Emenda - e as ameaças reais e terríveis que o juiz Walton e sua família enfrentaram, que são consideradas comportamento criminoso e, portanto, discurso não protegido.

“Assim como as ameaças reais e terríveis com as quais os juízes Alito, Coney Barrett, Gorsuch, Kavanaugh, Roberts e Thomas e suas respectivas famílias tiveram que lidar após o vazamento do projeto de opinião de Dobbs”, observou Shu. 

Após o vazamento do parecer da Suprema Corte Dobbs v. Jackson , que acabou anulando Roe v. Wade, multidões de manifestantes invadiram as casas de vários juízes na opinião da maioria por vários dias. Um homem foi acusado de planejar uma tentativa de assassinato do juiz Brett Kavanaugh. 

Carrie Severino, presidente da Judicial Crisis Network (JCN) e ex-secretária do juiz Clarence Thomas, disse que garantir a segurança dos juízes e de suas famílias é fundamental para o Estado de Direito. 

Mas, disse ela, “é surpreendente que algumas das pessoas que elogiaram o juiz Walton pelos seus comentários não se manifestaram quando houve uma tentativa de assassinato do juiz Kavanaugh, ou quando grupos de esquerda doxxaram seis dos juízes e protestaram ilegalmente. em suas casas depois que a opinião de Dobbs vazou."

Merchan anunciou na segunda-feira que o julgamento começará em 15 de abril. 

O promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg, indiciou Trump por 34 acusações de falsificação de registros comerciais em primeiro grau. Trump se declarou inocente de todas as acusações.

Fox News 





Nenhum comentário:

Postar um comentário