OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

1º lugar em audiência na cidade de LAJES-RN

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Israel e Hamas chegaram a um acordo para implementar a primeira fase do plano de paz em Gaza, afirma Trump


 The AP. All rights reserved.

Trump foi às redes sociais anunciar a conclusão de um acordo entre Israel e o Hamas para implementar a primeira fase do seu plano de paz de 21 pontos, revelado no final de setembro, que visa pôr fim à guerra em várias fases.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na madrugada desta quinta-feira que Israel e o Hamas chegaram a acordo e "assinaram" a primeira fase do seu plano de paz para Gaza. O anúncio foi feito depois de os negociadores de ambas as partes terem concluído o terceiro dia de conversações de paz indiretas no Egito.

Numa publicação na sua própria plataforma de comunicação social, Truth Social, Trump partilhou que ambas as partes aceitaram um acordo apresentado pela sua administração, representando o maior avanço em meses na devastadora guerra em Gaza, que entrou no seu terceiro ano há apenas alguns dias.

"Estou muito orgulhoso de anunciar que Israel e o Hamas assinaram a primeira fase do nosso plano de paz", escreveu Trump.

A primeira fase do "plano de paz de 21 pontos" de Trump exige a cessação imediata das hostilidades, bem como a libertação de todos os reféns que ainda se encontram em cativeiro em Gaza, em troca de centenas de prisioneiros palestinianos detidos em centros de detenção israelitas.

"Isto significa que TODOS os reféns serão libertados muito em breve e que Israel retirará as suas tropas para uma linha acordada como os primeiros passos para uma paz forte, duradoura e eterna".

Trump sublinhou que o acordo, que classificou de "histórico", irá garantir o "tratamento justo" de todas as partes envolvidas. O presidente dos EUA observou que o acordo foi facilitado através de aliados regionais dos EUA, incluindo o Qatar, o Egito e a Turquia.

"Todas as partes serão tratadas de forma justa! Este é um GRANDE dia para o mundo árabe e muçulmano, para Israel, para todas as nações vizinhas e para os Estados Unidos da América, e agradecemos aos mediadores do Qatar, do Egito e da Turquia, que trabalharam connosco para que este acontecimento histórico e sem precedentes se concretizasse. ABENÇOADOS SEJAM OS PACIFICADORES!"

Israel e o Hamas confirmaram separadamente os contornos do acordo. O acordo prevê que o Hamas liberte os 20 reféns vivos nos próximos dias, bem como os corpos de mais 28 reféns mortos.

Euro News

Nenhum comentário:

Postar um comentário