OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

domingo, 29 de julho de 2018

Terremoto mata 14 e fere 162 em ilha turística na Indonésia



Fonte: Reuters

Um forte terremoto de magnitude 6,4 atingiu a popular ilha turística de Lombok, na Indonésia, neste domingo, matando 14 pessoas e levando aldeões a deixarem suas camas para campos abertos para evitar o colapso das construções.
O terremoto, que atingiu a ilha logo cedo, quando muitas pessoas ainda estavam dormindo, deixou 162 pessoas feridas e danificou milhares de casas. A eletricidade foi cortada na área mais atingida, Sembalun, uma região escassamente povoada de arrozais e encostas do Monte Rinjani, no lado norte da ilha. Uma mulher malaia de 30 anos que visitava o Monte Rinjani, um destino popular de trekking, estava entre os mortos, disse Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência de mitigação de desastres.

Tiroteio em Nova Orleans: Homens armados à solta após 3 mortos, 7 feridos


Investigadores trabalham na cena de um tiroteio em Nova Orleans no sábado.

Fonte: nbcnews

Dois homens armados estavam à solta em Nova Orleans no domingo depois de atirarem "indiscriminadamente" em uma multidão do lado de fora de uma loja de daiquiri e matando três pessoas, segundo a polícia. Mais sete ficaram feridos.
"Dois indivíduos vestidos com o que acreditávamos ser capuzes ... se aproximaram por trás, bem em frente à loja de daiquiris bem atrás de nós, e abriram fogo com um, acreditamos, um rifle e outro com uma arma na multidão". O superintendente da polícia de Nova Orleans, Michael Harrison, disse a repórteres no final do sábado.
"Acreditamos que eles realmente se posicionaram sobre um dos indivíduos e dispararam várias rodadas e depois disso fugiram", disse ele.
"Isso tem que ser pessoal", acrescentou. "Disparar indiscriminadamente em uma multidão? Tirar 10 pessoas? Matar três? Isso é pessoal, não fica mais pessoal e nós tomamos isso pessoal, quem fez isso, você deve saber que a aplicação da lei leva isso pessoal e nós estamos vindo para você."
Dois homens e uma mulher foram declarados mortos no local.
O tiroteio aconteceu na noite de sábado na avenida Claiborne, a cerca de 5 quilômetros do French Quarter, informou o porta-voz da polícia de Nova Orleans, Aaron Looney.

'Qualidade dos alimentos processados no Brasil é pior que em outros países’, diz nutricionista antidietas


Homem escolhendo produtos em supermercado

Fonte: BBC 

Sophie Deram acha que os brasileiros merecem mais. Doutora em nutrição e professora na Universidade de São Paulo (USP), a franco-brasileira acredita que, mesmo que o país tenha uma boa oferta de produtos naturais e saudáveis, o brasileiro escolhe mal o que comer. E, quando escolhe alimentos industrializados, tem opções piores do que em outros países.
"A indústria está fazendo uma festa de ultraprocessados no Brasil, e com certeza tem que ter um olhar mais firme do governo para limitar esses excessos. As multinacionais fazem no Brasil coisas que não se permitiriam fazer em outros países".
Deram é nutricionista, engenheira agrônoma e especializada em obesidade infantil, nutrigenômica, transtornos alimentares e neurociência do comportamento. Autora do livro O Peso das Dietas (Ed. Sextante), defende que uma alimentação com menos processados evita a adoção das dietas da moda que são, segundo ela, "um gatilho para engordar".
"Acho que, como brasileiros, devemos pedir uma melhora na qualidade dos alimentos, tanto processados quanto in natura. Mais vigilância sobre os agrotóxicos, mais alimentos in natura dentro dos processados, menos conservantes."
Outros, como atum enlatado e frutas em calda são considerado processados. Já cortes de carne congelados e leite pasteurizado são considerados minimamente processados.
"Vemos que 95% das pessoas que fazem dieta fracassam. Quer dizer, todo mundo fracassa. A dieta restritiva abre a rodovia do engordar", afirma.
Confira os principais trechos da entrevista:
BBC Brasil - A alimentação do brasileiro piorou?
Sophie Deram - O que piorou não foi a nossa alimentação, foi a neura das pessoas. Elas estão com uma neura absurda. Dá para comer de maneira super adequada indo na feira, cozinhando e comendo alimentos menos processados.
Mas todo mundo está sempre de dieta, muitos profissionais fazem o que eu chamo de "terrorismo alimentar", e a indústria coloca produtos carregados de açúcar e adoçantes nas prateleiras, por exemplo. Hoje os estudos já sugerem que essa troca de açúcar por adoçante não é nada saudável.
Enfim, tem um conjunto de forças que vão contra a boa alimentação apesar de no Brasil haver uma abundância de frutas e verduras.
BBC Brasil - Que tipo de forças?
Deram - O Brasil passou pelo que se chama de transição nutricional, uma mudança cultural da alimentação. Vemos isso em todos os países, e tem a ver com a globalização e a urbanização acelerada. Isso muda completamente o modelo.
Mulheres, homens, inclusive os educadores, muitas vezes não tiveram uma infância na cidade e agora tem que inventar um novo modelo de viver. Muitos tinham as mães na casa cozinhando, pegando legumes na feira ou no quintal. De repente, têm que viver na cidade e compram tudo no supermercado sem nem saber o que há em cada pacote.
ACESSEM: http://www.radios.com.br/aovivo/lajes-fm/72051