OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

sábado, 3 de setembro de 2016

AS URNAS ELETRÔNICAS ELEITORAIS JÁ ESTÃO EM LAJES



Fonte: Cabugi Notícia 

No dia 30 de Agosto 71 urnas eletrônicas chegaram a cidade de Lajes onde está localizada a 17ª zona eleitoral que é composta por 3 cidades: Caiçara do Rio dos Ventos, Lajes e Pedra Preta. esse total de 71 serão divididas para as 3 cidades, destas 4 são urnas de reservas para a eleição 2016 ser realizada com segurança em se tratando de equipamentos eletrônicos e pessoas de responsabilidades da justiça.


O Recebimentos das urnas foi no polo do IFRN de Lajes, o servidor do TRE cadastrados para  o recebimento, averiguação. Hoje dia 02 de Set. os técnicos de URNA selecionados por uma empresa onde vários treinamentos no centro do TRE, eles fizeram o trabalho de abrir as caixas, ver os detalhes dos náilons, parafusos, papel de impressão assim como a impressora,   a chave que liga e desliga, pois esse modelo é de 2009, o serviço agora é de ligar as urnas de treinamento de mesários nas 3 cidades como os respectivos mesários, um simulado de candidatos fictícios para o treinamento, além de mostrar como será no dia de votação, do receber o candidato até a liberação.

  • O TRE/RN disponibiliza apenas urnas eletrônicas e treinamento para os mesários, além do suporte no dia da eleição. Cabe à entidade providenciar os materiais necessários para utilização na eleição;
  • As urnas são disponibilizadas com cadastro genérico (não contém nome de eleitores, apenas uma relação numérica, com possibilidade de até 1.500 eleitores por urna). A entidade deverá providenciar relação de eleitores para fins de controle, já que esse controle de quem pode, ou não, votar é de sua inteira responsabilidade. (obs. para eleições em âmbito municipal [Conselho Tutelar, por exemplo], a relação de eleitores poderá ser solicitada junto ao Cartório Eleitoral. Será fornecido arquivo em formato .pdf para que a entidade providencie a impressão);
A biometria ainda não está disponível em nossa região, mas de acordo com informações dão conta que em breve Lajes e região terá a revisão biométrica.

 
Caso venha a faltar energia, na parte interna da urna existe uma matéria, assim quando faltar energia ou alguém acidentalmente bater no fio de força que está ligado a energia vindo assim a ficar fora da rede automaticamente ela ficará em pleno funcionamento por algumas horas, ainda se tem uma outra conexão para acoplar outra bateria extra


URNA ELETRÔNICA DE VOTAÇÃO:

A urna eletrônica é o sistema usado para registrar e contabilizar os votos nas eleições brasileiras. Foi introduzida pela primeira vez no processo eleitoral de 1996.

O sistema eletrônico de votação é constituído pelo software (parte virtual, programas) ehardware (parte física, a urna eletrônica). A urna eletrônica possui dois terminais: o do mesário e o do eleitor. No terminal da mesa receptora, o mesário digita no teclado o número do título do eleitor para verificar se ele está apto a votar. O terminal do eleitor é usado para registrar numericamente o seu voto.

Existem tecnologias de criptografia que têm o propósito de impedir fraudes no sistema. São geradas assinaturas digitais para proteger os dados de candidatos, e os resultados obtidos.

Outra característica a favor da proteção dos dados consiste no fato da urna estar apenas ligada à energia elétrica, não tendo capacidade de se conectar à internet ou a outros computadores. O seu sistema operacional (Linux) é disponibilizado e testado previamente por elementos de partidos políticos, do Ministério Público e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para que sejam encontrados eventuais erros (bugs).

O Tribunal Eleitoral Superior organiza testes públicos de segurança para que o software seja testado e o processo eleitoral seja cada vez mais seguro e confiável.

Registro Digital do Voto

O RDV (Registro Digital do Voto) é o registro da urna onde os votos são arquivados. O RDV registra exatamente o que o eleitor digitou na urna: o candidato, legenda, votos nulos e votos brancos. Para manter o sigilo do voto, não é possível vincular um eleitor ao seu voto, porque cada voto é gravado aleatoriamente e não pela ordem em que é lançado.

A hora em que um eleitor lança o seu voto e o tempo que demora a votar são armazenados para fins estatísticos, para determinar o tempo médio de votação e quantos eleitores existem em cada seção.


QUE VENHA DIA 02 DE OUTUBRO, ASSIM SABEREMOS QUEM GANHOU OU PERDEU...


Nenhum comentário:

Postar um comentário