OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

STF corta 24% dos salários dos 20 mil servidores do Tribunal de Justiça do Rio


.

Fonte: Extra 

Em decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), os servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ) poderão perder 24% do valor sobre seus vencimentos base já a partir dos salários de setembro (pagos no último dia útil do mês). Barroso decidiu que os servidores não têm o direito de receber o percentual. O montante foi estabelecido em decisão do ex-presidente do TJ-RJ, Luiz Zveiter, em 2010, que autorizou, via ato administrativo, o pagamento do percentual. Cerca de 20 mil pessoas — 14 mil ativos e 6 mil inativos — devem ser prejudicadas.
Os servidores do Estado do Rio questionaram, durante anos, o reajuste concedido pelo ex-governador Moreira Franco, no fim da década de 1980. Franco concedeu reajustes a todos os servidores do Estado, exceto ao judiciário. Em 2010, após vitórias no STF, o TJ-RJ fez os cálculos e definiu que todos os 20 mil servidores teriam direito ao aumento a partir de dezembro daquele ano.

Nesta quarta-feira, os servidores do judiciário fizeram um protesto em frente ao fórum central. Eles ocuparam os corredores do tribunal e conseguiram uma reunião com o presidente Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho. O desembargador prometeu auxiliar os servidores a recuperarem o percentual.
O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado do Rio (SindJustiça-RJ) informou que vai recorrer da decisão que prejudica os servidores do Estado. Os representantes alegam que não há como retirar direito adquirido do trabalhador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário