OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

domingo, 5 de julho de 2020

A Prefeitura de Tucumã está entregando kits com remédios para pacientes com suspeita de COVID-19





Fonte: AFP

Uma foto de um kit de medicamentos foi compartilhada milhares de vezes nas redes sociais desde o último dia 16 de maio afirmando que este está sendo distribuído pela Prefeitura de Tucumã, município do Pará, para a pessoas com casos suspeitos e confirmados da COVID-19. Colocada em dúvida por muitos usuários, a imagem de fato mostra o kit distribuído pela Secretaria de Saúde da cidade, a Anvisa, contudo, ainda não liberou o uso de alguns medicamentos entregues para o tratamento desta doença.

“Prefeitura de Tucumã PA. Quando o exame da positivo o paciente ja leva o kit [sic] e “ESSE PREFEITO ESTA DE PARABENS. Prefeitura de Tucumã PA. Quando o exame da positivo o paciente ja leva o kit [sic], são algumas das legendas que acompanham as publicações compartilhadas no Facebook (123) mais de 74 mil vezes desde o último dia 16 de maio.
Muitos usuários demonstraram dúvida diante da afirmação, fazendo comentários como: “É tão inacreditável que seja no Brasil que tenho até medo de compartilhar... Será?...”“Pena que é fake [sic] e “Isso é em tucumã-pa mesmo q tá acontecendo? [sic].
A equipe de checagem da AFP no Brasil entrou em contato com a Secretaria de Saúde do município de Tucumã, no Pará, que confirmou a informação, enviando um vídeo do secretário de Saúde, Raphael Antônio, falando sobre o kit e uma foto semelhante à viralizada nas redes sociais.
Ao Checamos, o secretário explicou:“Todos os nossos pacientes que entram em contato com a equipe de saúde passam a ser monitorados pelos nossos médicos e os nossos enfermeiros. E se são considerados como suspeitos já começam a fazer uso desse kit [...] uma vez que “o teste rápido, como todos sabem, só sai o resultado depois de oito dias de sintomas, e até lá o paciente pode evoluir para um estado grave”.
E continuou indicando que “quando você é considerado suspeito, já passa a tomar [os medicamentos do kit], depois de oito dias faz o teste, se der negativo você para de tomar os remédios, e se der positivo o médico continua te acompanhando e te prescrevendo medicações”.
O secretário de Saúde também assinalou que em 18 de maio havia 53 casos no município de Tucumã, 14 recuperados e nenhum hospitalizado, todos em tratamento domiciliar. E fez um alerta: “Não se automediquem, isso é perigoso, precisa ser monitorado pela nossa equipe e o médico precisa prescrever essa medicação, esse kit COVID”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário