OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Portugal reabre para turistas brasileiros

 

Ilha do Farol, em Faro: paraíso deserto no Algarve Ilha do Farol, em Faro: paraíso deserto no Algarve | Gian Amato

As viagens de turismo para Portugal a partir do Brasil foram liberadas a partir de hoje. As regiões turísticas do país já disputam os brasileiros que chegarão e os residentes em férias pelo país na reta final do verão.

É uma janela de abertura até 16 de setembro, sem necessidade de quarentena preventiva de 14 dias, mas com obrigatoriedade de apresentação de teste PCR negativo. Os viajantes com Certificado Digital Covid da União Europeia estão dispensados dos testes.

As medidas, publicadas no Despacho n.º 8652-C/2021 do Diário da República Eletrônico, podem ser revistas diante da evolução da situação epidemiológica.

A reabertura para o turismo põe fim a um veto às viagens não essenciais, pelo menos por 15 dias, que durava desde o início da pandemia de Covid-19. Portugal toma esta decisão após a Espanha liberar, na última semana, a entrada de viajantes do Brasil totalmente vacinados. Com a impossibilidade de controlar o acesso à fronteira terreste com o país vizinho, não fazia mais sentido manter a proibição.

Divulgadas poucas semanas antes da abertura, as várias campanhas das regiões turísticas de Portugal serviram para abastecer um público com vontade de embarcar, mas que ainda não podia. No momento em que as fronteiras reabrem para o turismo, sabem exatamente para qual destino seguir.

Coordenador da equipe do Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Barreiros Cardoso explica a estratégia.

– Portugal e as suas regiões de turismo tem promovido o perfil autêntico e genuíno de cada lugar como forma de garantir que o destino se torne cada vez mais desejado. O objetivo é que o turista se sinta como um morador local e respeite a sua cultura, encarando a sustentabilidade como o único caminho para conseguir uma experiência de viagem inesquecível – disse Cardoso.

Do Algarve ao Douro, as cidades se unem para atrair brasileiros e amenizar os prejuízos. O Brasil era o maior mercado emissor de fora da Europa. Em 2019, foram 1,3 milhões brasileiros, mais 13,9% que em 2018.

O tamanho do declínio: comparado com o mesmo período de 2019, houve -71% de pernoites dos hóspedes brasileiros nos primeiros sete meses de 2021 em Portugal informou na terça-feira (31) o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No primeiro semestre, os turistas gastaram €2,4 bilhões em Portugal, queda de 67,8% em relação a 2019. É o valor mais baixo desde 2000, de acordo com o Banco de Portugal. O país recebeu quase a metade dos quase 10 milhões de viajantes de 2020.

Por outro lado, pernoites de residentes, no geral, aumentaram 31% este ano.

Ao manter Portugal vivo na memória dos brasileiros, os vales do Rio Douro e Rio Tua, ao norte, e a Estrada Nacional 2 (EN2) saíram na frente, juntaram esforços e convidaram Fafá de Belém para percorrer a região em meados de agosto. A cantora divulgou a jornada em suas redes sociais.

A iniciativa, coordenada pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), pretende reforçar os laços afetivos e econômicos da região com o Brasil. Tem pela frente a reta final da alta temporada, marcada pelas vindimas, a colheita das uvas para produção de vinho.

Na região dominada pela paisagem do Rio Douro, os brasileiros eram os terceiros em número de visitas. Ainda que sejam vistos em grande número no Porto, Braga e em cidades menores, como Amarante, a maioria é formada por residentes em Portugal e na Europa.

Descendo a EN2, que liga o norte a Faro, no Algarve, os turistas brasileiros são bem-vindos na região sul, que tenta olhar com otimismo os percalços de um verão irregular. Empresários do setor apostam que agosto tenha sido um mês de recuperação e preveem uma ocupação de 50% em setembro.

Preferido dos ingleses e alemães, em menor número este ano devido às restrições de mobilidade, o Algarve tem nas suas praias o maior atrativo para os brasileiros em busca de escapadas a partir de Lisboa, a duas horas e meia de carro. Ou a 45 minutos de avião.

Faro pode vender suas praias e ilhas como escapadas inesquecíveis. Além das faixas de areia e cidades mais procuradas pelos turistas em geral, as menos badaladas ilhas da Culatra, do Farol, e Deserta surpreendem os brasileiros como destinos para explorar a menos de uma hora de barco.

Blog Portugal Giro – O Globo



Nenhum comentário:

Postar um comentário