OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Vulcão em erupção nas ilhas Canárias: lava chega ao mar e gases tóxicos preocupam

Lava do vulcão de La Palma chega ao oceano Atlântico 

A lava do vulcão da ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias (Espanha), chegou ao oceano Atlântico na noite de terça-feira (28/09), cerca de nove dias depois de ter entrado em erupção.

Imagens exibidas em emissoras de televisão e redes sociais mostram um rio de lava caindo de um penhasco na água do mar e produzindo uma grande nuvem de fumaça.

Especialistas do Instituto Espanhol de Oceanografia que acompanham o avanço da lava ao vivo afirmam que "está sendo gerado um sedimento impressionante de mais de 50 metros de altura" e que continua a crescer.

Este acontecimento, que já preocupava as autoridades, obrigou o Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias (Pevolca) a pedir aos residentes dos bairros vizinhos que não saiam de suas casas.

"Quando a lava chega ao mar, o fechamento deve ser rigorosamente seguido", disse Miguel Angel Morcuende, diretor do Comitê de Resposta do Pevolca. Além disso, o perímetro de exclusão na costa também foi ampliado para evitar que pessoas se aproximassem da área.

BBC



Nenhum comentário:

Postar um comentário