OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Assembleia do RN terá 37,5% de renovação em 2023


 a assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte terá uma grande renovação para o próximo mandato que se inicia em 2023. Dos 24 deputados estaduais eleitos pelos potiguares, a renovação será de mais de um terço da bancada estadual. 

São nove parlamentares novos, entre os 24 que iniciarão a próxima legislatura - ou 37,5% de renovação. Entre os novos nomes da ALRN está o deputado eleito com a maior quantidade de votos nas urnas, o policial militar reformado Wendel Lagartixa (PL). Ele recebeu ao todo 88.265 votos. Outro novo nome na ALRN é Adjuto Dias (MDB), que conquistou 57.657 votos e é ex-secretário de Trabalho e Assistência Social da Prefeitura de Natal. Com isso, o MDB volta a ter um representante no Legislativo potiguar. 

A vereadora de Natal Divaneide Basílio (PT), será mais uma novata na Assembleia pelos próximos quatro anos. A parlamentar recebeu 52.177 votos. O quarto novo nome foi Dr. Kerginaldo Jácome (PSDB), líder político com atuação nas regiões do Alto e Médio Oeste potiguar. Foram 47.809 votos obtidos que lhe garantiram uma das vagas.
x-prefeito de Maxaranguape, Luiz Eduardo (Solidariedade) recebeu 31.871 votos e passará a ocupar um dos gabinetes da Assembleia. A bancada do PL ganhou reforços de mais dois novos nomes: Terezinha Maia e Neilton Diógenes. Terezinha Maia, viúva do ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho Emídio, teve 29.440 votos. Já Neilton, vice-prefeito de Apodi, chegará a Casa com 25.143 votos, reconquistando uma representação estadual para o seu município.

Único partido que não possuía representação no Parlamento potiguar,  o União Brasil conquistou duas vagas com Ivanilson Oliveira, eleito com 27.426 votos, e Taveira Júnior, filho do prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, com 26.714 votos.

O PSDB mantém maior bancada da Assembleia com 9 deputados eleitos. Entre os tucanos reeleitos estão o próprio presidente do partido e também da ALRN, Ezequiel Ferreira, além de Kleber Rodrigues, Dr. Bernardo, José Dias, Gustavo Carvalho, Tomba Farias, Nelter Queiroz e Galeno Torquato. De novidade, a bancada contará com a presença de Dr. Kerginaldo.

A segunda maior bancada será do PL, que antes contava apenas com o deputado estadual Coronel Azevedo, também reeleito. Agora serão quatro nomes, com a inclusão de Wendel Lagartixa, Terezinha Maia e Neilton.

PT e PV, que disputaram as eleições como federação partidária, passam a contar com três nomes cada um. Os petistas reeleitos Francisco do PT e Isolda Dantas, se somam a Divaneide Basílio. Já os previstos que continuarão na Casa serão George Soares, Eudiane Macedo e Hermano Morais.

Com dois nomes estarão representados o Solidariedade e o União Brasil. O primeiro, com a reeleição de Cristiane Dantas e a chegada de Luiz Eduardo. Já o segundo, com os novatos Ivanilson Oliveira e Taveira Júnior. O MDB fecha a lista com Adjuto Dias como representante único.

Dos deputado eleitos em 2018, quatro não concorreram a deputado estadual este ano: Allyson Bezerra (Solidariedade, atual prefeito de Mossoró), Kelps Lima (Solidariedade), Sandro Pimentel (PSOL) e Souza Neto (PSB). Outros cinco deputados não conseguiram a reeleição: Vivaldo Costa (PV), Albert Dickson (PSDB), Raimundo Fernandes (PSDB), Getulio Rêgo (PSDB) e Ubaldo Fernandes (PSDB). Subtenente Eliabe (SD), que era suplente de Allyson, também não se reelegeu. Jacó Jácome (PSD), que assumiu uma cadeira em 2021 após saída de Sandro Pimentel (PSOL) tentou candidatura para deputado federal e não conseguiu se eleger.

AL terá bancada feminina da história
A representatividade feminina será ampliada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em 2023. Antes com apenas três integrantes, agora serão cinco mulheres na Casa. Será a maior composição da história da ALRN.

Da atual composição foram reeleitas Isolda Dantas (PT), Cristiane Dantas (SDD) e Eudiane Macedo (PV). As três passarão a contar com a companhia de Divaneide Basílio (PT) e Terezinha Maia (PL). As mulheres representarão 20,8% do parlamento.

Antes, o maior número de mulheres na bancada havia siso de quatro parlamentares simultaneamente, nas eleições de 1998, 2002 e 2006. 
Para a deputada eleita para seu primeiro mandato na ALRN, Divaneide Basílio (PT), “ainda há muito o que avançar”. 

“Diante da sub-representação feminina na política é fundamental comemorarmos os avanços. Mas com o alerta ligado. Ainda há muito o que avançar. Somos a maior parte do eleitorado, não tem cabimento que nosso espaço não seja compatível, principalmente quando a gente olha para os recortes dos grupos historicamente silenciados. Quantas mulheres negras estão nesses espaços, quantas indígenas, quantas de origem popular e periféricas? Tudo que estamos avançando é fruto de muita luta. Da organização e trabalho dos movimentos sociais e da própria sociedade para mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na política”, comentou a deputada eleita Divaneide Basílio (PT).

Para a deputada reeleita pelo Solidariedade, Cristiane Dantas, a ampliação é algo a ser comemorado. 

"Dentro do cenário político de composição da Assembleia Legislativa, fico feliz em ver a ampliação da bancada feminina que terá a presença de cinco mulheres. Esse crescimento é histórico e fundamental para avançarmos nas políticas públicas que defendemos, especialmente nas causas sociais, da manutenção e ampliação dos direitos femininos. Será um protagonismo que promete muitos avanços para toda sociedade potiguar”, disse Cristiane Dantas.


Assessoria de Comunicação ALRN






Deputadas Cristiane Dantas, do SDD

Assessoria de Comunicação ALRN

Eudiane Macedo, do Partido Verde, e

Assessoria de Comunicação ALRN




Isolda Dantas (PT) foram reeleitas

Deputados estaduais eleitos ou reeleitos 
Wendel Lagartixa (PL)
Ezequiel Ferreira (PSDB)
Coronel Azevedo (PL)
Kleber Rodrigues (PSDB)
Adjuto Dias (MDB)
Isolda Dantas (PT)
Dr. Bernardo Amorim (PSDB)
Divaneide (PT)
Francisco do PT (PT)
George Soares (PV)
José Dias (PSDB)
Dr. Keginaldo Jacome (PSDB)
Gustavo Carvalho (PSDB)
Tomba Farias (PSDB)
Cristiane Dantas (SD)
Nelter Queiroz (PSDB)
Galeno Torquato (PSDB)
Eudiane Macedo (PV)
Luiz Eduardo (SD)
Terezinha Maia (PL)
Hermano Morais (PV)
Ivanilson Oliveira (União)
Taveira Jr (União)
Neilton (PL)

tribuna do norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário