María Corina Machado é a ganhadora do Prêmio Nobel 2025 da Paz. O anúncio foi feito pelo Comitê Norueguês do Nobel, em Oslo, nesta sexta-feira (10).
A líder opositora venezuelana foi reconhecida “por seus esforços persistentes em favor da restauração pacífica da democracia e dos direitos humanos na Venezuela”.
O prêmio totaliza 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões).
Segundo o Comitê Norueguês, Corina foi escolhida por representar “um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos últimos tempos”.
O Prêmio Nobel da Paz de 2025 vai para uma corajosa e comprometida defensora da paz, para uma mulher que mantém a chama da democracia acesa em meio a uma crescente escuridão.
O Comitê Norueguês do Nobel decidiu conceder o Prêmio Nobel da Paz de 2025 a Maria Corina Machado.
Ela recebe o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia.
Como líder das forças democráticas na Venezuela, Maria Corina Machado é um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos últimos tempos. A Sra. Machado tem sido uma figura unificadora fundamental em uma oposição política que antes estava profundamente dividida, uma oposição que encontrou um ponto comum na demanda por eleições livres e um governo representativo.
É precisamente isso que está no cerne da democracia: nossa disposição compartilhada de defender os princípios do governo popular, mesmo que discordemos. Em um momento em que a democracia está ameaçada, é mais importante do que nunca defender esse ponto comum.
Band News
Nenhum comentário:
Postar um comentário