OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

SINDSAÚDE PROTESTA CONTRA FECHAMENTO DA PEDIATRIA DO DEOCLÉCIO

SINDSAÚDE PROTESTA CONTRA FECHAMENTO DA PEDIATRIA DO DEOCLÉCIO


O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) informou que irá realizar hoje (27) um ato contra o fechamento da pediatria do Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim. Segundo a categoria, a manifestação no hospital também será contra a sobrecarga de trabalho.

A pediatria do hospital será fechada no dia 1º de dezembro e o atendimento infantil será restrito à casos de urgência e emergência, como traumas. Já os casos de baixa e média complexidade serão de responsabilidade do município de Parnamirim.

Além do fechamento da pediatria, o Sindsaúde também denuncia a sobrecarga de trabalho no hospital. "A sobrecarga é maior no Pronto Socorro, onde cada técnico de enfermagem é responsável por até 18 pacientes", diz o sindicato.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu nota na tarde desta terça-feira (26) confirmando o fechamento da pediatria. "Os pediatras estatutários que atuam no Deoclécio Marques passarão a compor as escalas dos Hospitais Maria Alice Fernandes e Monsenhor Walfredo Gurgel, recebendo os casos de alta complexidade. A mesma medida será tomada junto aos pediatras do Hospital Santa Catarina, a partir do dia 1º de janeiro de 2014."

Além disso, as Unidades de Pronto Atendimento municipais (UPA’s) irão passar a oferecer o atendimento ambulatorial e de Pronto Socorro. Para a Sesap, as medidas estão de acordo com o modelo de hierarquização do SUS, de forma que municípios e Estado assumam suas responsabilidades.

"A decisão foi baseada no fato histórico de que as demandas nos hospitais de urgência estão, em sua maioria, relacionadas a atendimentos de baixa complexidade e de caráter ambulatorial, além do que o atual quadro de carência de profissionais pediatras na Rede Estadual de Saúde vinha impossibilitando o fechamento das escalas de plantão em praticamente todas as unidades de pronto atendimento pediátrico", disse em nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário