OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Aumento na oferta de voos no RN depende da redução do ICMS

Situação da malha aérea do RN foi debatida no Fórum de Turismo

Daísa Alves
Repórter

O destino Fortaleza vai receber incremento de voos por ocasião da diminuição do ICMS sobre o preço do querosene de aviação (QAV). Será implementado um voo internacional direto de Fortaleza à Miami, pela operadora de transportes aéreos TAM, nos próximos meses. A informação foi anunciada por Danielle Lemos, gerente de vendas da TAM, ontem, durante o Fórum de Turismo. A ação fundamenta a discussão no setor turístico do RN que defende o incentivo governamental ao turismo com a diminuição da alíquota uma  solução para baixar custos dos vôos e atrair mais passageiros.Para as empresas, o resultado da  diminuição da alíquota é o incremento de voos no estado. “Havendo a redução a gente vai incrementar a oferta, a ideia não é tirar do ‘bolso do governo’ e não dar contrapartida”, garante Lemos.  Quanto ao interesse da operadora em investir no RN a partir do incentivo, a resposta foi incisiva. “Acredito que sempre é tempo, agora, precisamos nos basear em dados e fatos. Uma vez que tenha demanda no RN, é evidente que sim”. No fim de 2013, o Ceará reduziu o ICMS sobre o QAV de 30% para 12%.

O pleito pela redução não é novidade no Estado. Desde o ano passado representantes do setor se reúnem para discussões e apresentação de proposta ao Governo do Estado, responsável pela manutenção do imposto. Dados de valores de passagens e diminuição do número de vôos são os evidentes prejuízos ao turismo. Além da redução do ICMS, que significa cerca de 40% nos custos de uma operação de viagem, as operadoras ressaltam a necessidade do próprio estado tomar medidas para valorizar o destino Natal.“Investimos no mercado de acordo com a demanda”, relata Eduardo Bernardes, diretor da Gol,    esclarecendo ainda que durante os dois últimos anos houve uma diminuição da oferta de viagens da Gol no mercado nacional em 6%, não apenas no RN. “Nos direcionamos a olhar os voos onde tinha pior rentabilidade”.  Já quanto ao aumento de valo nas passagens, ele justifica como   “recomposição do aumento de custos, especialmente combustível e variação cambial”.

Durante o Fórum de Turismo, foram apresentados dados com a diferença de valores segundo o destino. Um voo de São Paulo para Fortaleza custava R$ 462, na última quarta-feira, enquanto da mesma origem o valor passava para R$ 1.322, se o destino final for Natal. O Governo do Estado se mantém na posição de negociação. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, afirmou que não adiantaria conceder redução no ICMS do QAV agora, já que as visitas para a Copa já estão agendadas. Ele, porém, não descartou a medida.

Bate-papo - Mário Carvalho
Diretor da TAP

Qual a expectativa da operadora com o novo Aeroporto Gov. Aluísio Alves?
Esperançosos. Que seja um novo equipamento com mais conforto para o passageiros, e que os acessos ao aeroporto realmente sejam bons, porque hoje está meio complicado de chegar lá.

Se cogita a potencialização do aeroporto como ‘hub’ da aviação (onde os passageiros desembarcam e são distribuídos, em outros voos, para outros destinos)?

Como hub acho que é prematuro ainda, mas o futuro a Deus pertence. A curto prazo ele é para exportação e importação de cargas e movimentação de passageiros, basicamente. Sendo um aeroporto bom, de boa acessibilidade, só tende a crescer e dinamizar a economia da região.

Há previsão da TAP para início de operação no novo aeroporto?
Ainda não

O período previsto de vinte dias antes da inauguração, é o bastante? 
É pouco. Totalmente inviável não. Mas, a nossa ideia é que fosse tudo feito com calma e completamente, sem nenhum problema de infraestrutura.

Como o destino Natal pode se mostrar mais interessante às operadoras?
O destino precisa atrair mais gente, que Natal se promova muito mais nos diversos pontos de origem de turistas. Algo importantíssimo na nossa atividade. Ultimamente, infelizmente, Natal não tem feito.

Qual a situação dos voos de Portugal para Natal hoje?
Se recuperou nos últimos meses, tanto é que nós estamos colocando quatro voos a partir de julho. 
FONTE: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário