OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Obama para Maduro: atenda as reivindicações do povo

Barack Obama comenta crise na Venezuela durante encontro no México

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou nesta quarta-feira a violência nos protestos na Venezuela e pediu que o governo de Nicolás Maduro atenda as "reivindicações legítimas" do povo, ao invés de desviar a atenção dos problemas do país expulsando diplomatas americanos com "falsas acusações".
Em mensagem à imprensa no final da cúpula da América do Norte realizada na cidade de Toluca, no México, Obama aconselhou o governo venezuelano a libertar os manifestantes que foram detidos nos protestos e a estabelecer um "diálogo verdadeiro" com a oposição.
"Ao invés de desviar a atenção de seus próprios fracassos expulsando diplomatas americanos com falsas acusações, o governo deveria se concentrar em atender as reivindicações legítimas do povo venezuelano", afirmou o presidente americano.
Na segunda-feira passada, Maduro responsabilizou os EUA por conspirar contra seu governo e estar por trás das manifestações nas ruas de Caracas. Ele deu um prazo de 48 horas para que os funcionários da Embaixada americana Breeann Marie McCusker, Jeffrey Gordon Elsen e Kristofer Lee Clark deixassem a Venezuela. Também o chanceler do país sul-americano, Elías Jaua, acusou "funcionários de diferentes níveis" dos EUA de promover grupos violentos e de oferecer apoio financeiro a eles através de "organizações de fachada".
Obama disse que, juntamente com a Organização dos Estados Americanos (OEA), fazia um pedido para que o governo venezuelano "liberte os manifestantes que foram presos e realize um diálogo verdadeiro (com a oposição)".
"Todas as partes têm que trabalhar em conjunto, se distanciar da violência e restaurar a tranquilidade", afirmou o chefe de Estado americano, após classificar como "inaceitáveis" os incidentes nas manifestações. Ao menos cinco pessoas morreram diretamente por causa de conflitos nos protestos – uma sexta morte, de uma mulher que sofreu um ataque cardíaco e morreu em uma ambulância presa no tráfego interrompido pelas manifestações, foi relatada pela TV estatal.
Nesta quarta-feira também morreu uma estudante de 22 anos, eleita Miss Turismo do Estado de Carabobo. Génesis Carmona foi baleada na cabeça nas ruas de Valência, a 170 quilômetros de Caracas, durante mais uma manifestação contra o governo. Levada ao hospital, ela chegou a ficar internada em coma, mas não resistiu aos graves ferimentos.

FONTE: VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário