OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

domingo, 4 de dezembro de 2016

Multidão dá ao adeus ao líder Fidel Castro


Multidão dá ao adeus ao líder Fidel Castro

Fonte: 24 Horas News 

A cidade de Santiago de Cuba acordou cedo neste sábado (3) para os últimos preparativos para a chegada das cinzas do líder da revolução cubana, Fidel Castro. Nesta região, uma das mais simbólicas para o movimento, já que foi uma das primeiras a ser conquistada pela guerrilha, os cubanos começaram a se reunir na praça da revolução, onde acontecerá a última homenagem nesta noite.
O G1 percorreu quase 1000 km entre a capital Havana e Santiago de cuba, passando por uma parte do trajeto que as cinzas de Fidel passaram. Faixas de "hasta lá vitória siempre" e "yo sou Fidel" estavam por toda parte. A estrada que dá acesso a Santiago chegou a ser interrompida enquanto funcionários do governo colocavam uma faixa de adeus a Fidel.
Em cada província, as pessoas vão para as ruas para saudar a caravana.
A TV cubana, que desde o anúncio da morte não fala de outra coisa, diz que "desta terra saiu com a promessa de fazer a revolução e hoje volta com a missão cumprida". Da região da serra maestra os guerrilheiros caminharam em direção à capital Havana.
Ele será enterrado no cemitério onde está o filósofo José Martí, ideólogo da independência, figura reverenciada por Fidel em seus discursos.
As cinzas passarão pelo quartel Moncada, que Fidel tentou sem sucesso invadir no início da década de 1950. Muitos de seus companheiros morreram nesse ataque. Fidel foi preso, mas depois disso a revolução começou a ser articulada.
Santiago de Cuba não tinha mais vagas nos hotéis desde a noite de sexta-feira (2). A última alternativa para imprensa estrangeira é buscar hospedagens em casas de cubanos. Um quarto custa em média 30 cucs (quase o equivalente ao dólar).
A imprensa internacional acompanha o cortejo, chamado de caravana da vitória, que percorreu as principais províncias do país. O governo disponibilizou internet em um centro de imprensa para que a cobertura seja possível.
Para o ato desta noite, que começará às 19h, são esperados vários amigos ilustres de Fidel, como o jogador argentino Maradona, Lula e Dilma, entre outros. As cinzas passarão a noite na praça da revolução. Às 7h de domingo (4), o enterro será uma cerimônia fechada. 


Congresso de Senhoras na AD em Lajes/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário