OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

EUA alertam que China busca domínio após rompimento de El Salvador com Taiwan


Resultado de imagem para FOTO DE EUA alertam que China busca domínio NA REUTERS

Fonte: Reuters

WASHINGTON/TAIPÉ (Reuters) - Os Estados Unidos repudiaram na quinta-feira a decisão de El Salvador de cortar os laços diplomáticos com Taiwan a favor da China, dizendo que a mudança representa uma preocupação séria para Washington e alertando que Pequim oferece incentivos econômicos visando o domínio.
Atualmente a autogovernada Taiwan só tem laços formais com 17 países, quase todos nações pequenas e menos desenvolvidas na América Central e no Pacífico, como Belize e Nauru.
A presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, prometeu nesta semana enfrentar o comportamento chinês “cada vez mais fora de controle” depois que El Salvador se tornou o terceiro país a debandar para o lado de Pequim neste ano. A China considera Taiwan uma província rebelde sem direito a ter relações com outros Estados.
Em um comunicado que deve acirrar as tensões já grandes com a China, a Casa Branca disse que o governo de El Salvador tomou a decisão “de uma maneira nada transparente poucos meses antes de deixar o cargo”.
“A receptividade do governo de El Salvador à aparente interferência da China na política doméstica de um país do hemisfério ocidental é uma grande preocupação para os Estados Unidos, e resultará em uma reavaliação de nosso relacionamento com El Salvador”, disse.
Os países que querem inaugurar ou ampliar laços com a China para obter investimento direcionado pelo Estado para um crescimento econômico de curto prazo e para infraestrutura podem se decepcionar no futuro, disse a Casa Branca.
“Em todo o mundo, governos estão despertando para o fato de que os incentivos econômicos da China facilitam a dependência econômica e o domínio, não parcerias”, afirmou.
Taiwan acusa a China de cortejar seus amigos oferecendo pacotes de ajuda generosos, o que Pequim nega.
Reagindo ao comentário da Casa Branca, o porta-voz do escritório presidencial de Taiwan, Alex Huang, agradeceu os EUA por “falarem em nome da justiça”.
Em Pequim, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Lu Kang, exortou Washington a “encarar corretamente” o estabelecimento de relações com El Salvador, que descreveu como “perfeitamente justificado e legítimo”.
A China vem aumentando seus esforços para reduzir a presença internacional de Taiwan, o que inclui ordenar que empresas aéreas aliadas listem a ilha como parte da China em seus sites, e vem realizando exercícios militares frequentes em seus arredores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário