REZAN SOLEH
O balanço das inundações catastróficas que atingiram Indonésia, Tailândia, Malásia e Sri Lanka nos últimos dias subiu neste domingo (30) e as autoridades relataram mais de 900 mortos e centenas de desaparecidos.
As autoridades dos países afetados lutam para liberar o trânsito nas estradas e remover os destroços para tentar localizar as pessoas desaparecidas após as chuvas torrenciais, inundações repentinas e deslizamentos de terra.
A Indonésia, país mais afetado, registrou pelo menos 442 mortes e 402 pessoas desaparecidas, segundo um balanço da agência de gestão de desastres.
O Centro de Gestão de Catástrofes do Sri Lanka anunciou, neste domingo, que pelo menos 334 pessoas morreram após uma semana de chuvas intensas provocadas pelo ciclone Ditwah, enquanto outras 400 são consideradas desaparecidas.
Zaid SHIDQI
Na Tailândia, onde pelo menos 162 pessoas morreram em uma das piores inundações da década, as autoridades distribuem ajuda a dezenas de milhares de desabrigados.
Na Malásia, as inundações no estado de Perlis (norte) deixaram dois mortos.
- Navios de guerra -
Na Indonésia, as autoridades mobilizaram dois navios de guerra nas imediações de Jacarta para distribuir ajuda. Pelo menos duas cidades da ilha de Sumatra, a mais afetada do país, permaneciam isoladas neste domingo.
"Duas cidades precisam de uma atenção especial devido ao isolamento, Tapanuli Central e Sibolga", declarou Suharyanto, diretor da agência nacional de gestão de desastres. Ele espera que os navios cheguem à região na segunda-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário