O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que considera estar no comando da Venezuela, em meio às dúvidas sobre quem governa o país. A declaração foi feita em entrevista à NBC News nesta segunda-feira 5.
Questionado diretamente sobre quem está no comando da Venezuela, Trump respondeu: “Eu”. A afirmação ocorreu após o presidente citar integrantes do alto escalão do governo dos Estados Unidos envolvidos nas decisões relacionadas ao país sul-americano.
Trump mencionou um grupo de autoridades com “especialidades diferentes”, formado pelo secretário de Estado, Marco Rubio; o secretário da Defesa, Pete Hegseth; o vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Stephen Miller; e o vice-presidente, JD Vance.
Na noite de domingo 4, durante conversa com jornalistas a bordo do Air Force One, Trump reforçou a posição ao declarar: “Estamos no comando”. A fala ocorreu um dia após novas manifestações públicas do presidente sobre a situação venezuelana.
No sábado 3, durante uma coletiva de imprensa, Trump afirmou que os Estados Unidos vão administrar a Venezuela até que haja uma transição “adequada e sensata”. O presidente não apresentou detalhes sobre prazos ou como esse processo será conduzido.
As declarações ocorrem em um momento de indefinição política no país. Nesta segunda-feira 5, a vice de Nicolás Maduro, Delcy Rodríguez, tomou posse como presidente interina da Venezuela.
Em entrevista anterior à revista The Atlantic, Trump afirmou que Delcy Rodríguez pode pagar um preço ainda maior que Nicolás Maduro caso não coopere com os Estados Unidos.
Agora RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário