OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

domingo, 31 de julho de 2016

Avião cai entre Londrina e Cambé



Fonte: Bonde

Um avião de pequeno porte caiu sobre uma transportadora na noite deste domingo (31), entre Londrina e Cambé. 

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Cambé, até o momento foram confirmadas a morte de duas pessoas. Os corpos foram encontrados carbonizados no interior da aeronave. O acidente aconteceu por volta das 21h e explosão chamou a atenção dos moradores da região. 

Nas redes sociais muitos internautas relatam que viram o avião passando muito baixo, momentos antes de cair e explodir. 

As primeiras informações são de que a empresa atingida é a Excellence Transportadora, localizada na rua Marechal Hermes da Fonseca, no Jardim Novo Bandeirantes. Após a explosão, o fogo se alastrou sobre alguns caminhões que estavam no pátio da empresa, mas o incêndio já foi controlado. 

Informações preliminares apontam que o avião decolou de Cuiabá com destino a Londrina, com oito pessoas dentro. 

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar ainda trabalham no local. 

Próximo ao local da queda há também um posto de gasolina. A região está sem energia elétrica. 

>>Mais informações em instantes. 



Campus Lajes suspende o expediente desta segunda (1°)


Campus Lajes suspende o expediente desta segunda (1°)

A Direção Geral do Campus Avançado Lajes informa que estão suspensos as aulas e o expediente administrativo desta segunda-feira (1º) em razão das incertezas quanto ao funcionamento do transporte público.
 Durante todo o dia, haverá avaliações acerca da decisão, portanto, estudantes e servidores precisam ficar atentos aos canais institucionais de comunicação (páginas dos campi, fan pages e emails).

NATAL/RN INCÊNDIO NA STTU NAS ROCAS



Fonte> Via Certa Natal 

Criminosos atearam fogo na STTU  neste momento.


A sede da STTU, secretária de mobilidade urbana de Natal, avenida Almino Afonso, centro velho da cidade.

Fogo é registrado no Morro do Careca



Fonte: Blog do bg 

Um incêndio toma conta, neste momento, do topo de um dos cartões postais da capital potiguar, o Morro do Careca. Ainda não há informações se as chamas foram provocadas por criminosos.
Mais informações em instantes.


VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE LAJES EMITIRÁ ALVARÁS SANITÁRIOS PARA ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS



Fonte: Cabugi Notícia 

Reniey Cavalcante - "Na última quinta-feira 28 a equipe da Vigilância Sanitária do Município recebeu o Representante da Sesap que veio oferecer um treinamento e implantar o Sistema de Protocolo de Emissão de Alvarás Sanitários. A partir da implantação do protocolo a Vigilância Sanitária ganha autonomia para controlar cada vez mais os estabelecimentos que estão atuando na Cidade. A partir de agora além dos estabelecimentos, barracas e stadrs que comercializam em nossa cidade terão que requerer alvarás, sejam temporariamente em casos de festas e permanente para os que estão atuando diariamente. É um avanço, estamos com todo o sistema instalado, a intenção é que em 15 dias estejamos já funcionando. As últimas fazes de adequação estar em sua reta final."


Os responsáveis pela emissão dos Alvarás sanitários serão os fiscais sanitários Oziran e Reniey. A VISA tem a supervisão técnica de Cunha Neto, tem vínculos com a Secretaria Municipal de Saúde e parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

EXPANSÃO DE BLOQUEADORES NO RN



O governador Robinson Faria revelou neste sábado que espera estender a todas as unidades prisionais o uso de bloqueadores de celular até o fim de 2018. A afirmativa foi em resposta à indagação da reportagem se ele esperava concluir seu mandato tendo estendido essa medida de segurança. 
“Com certeza. Daqui para frente só pretendemos ampliar essa medida. Não vamos recuar. Ontem recebemos o apoio do Ministério Público e do Judiciário nessas medidas. Só podemos recobrar o controle do sistema impedindo que os bandidos se comuniquem livremente dentro das prisões”, afirmou o chefe do Executivo. 
O Presídio Estadual de Parnamirim (PEP) é o primeiro a contar com o sistema de bloqueador. Embora o serviço ainda esteja em fase de instalação e não esteja operando, a implantação foi suficiente para bandidos desencadearem uma onda de violência.

Vandalismo também em São Paulo do Potengi/RN



Ônibus queimado no Novo Juremal

Na noite de hoje (30), bandidos cometeram diversos atos de vandalismo em nossa cidade.

Primeiramente, quebraram a porta de vidro da Câmara Municipal, inclusive com tiros, para atear fogo, mas este foi apagado. Ainda quebraram o orelhão que ficava em frente ao prédio.

Além disso, queimaram um micro-ônibus no Novo Juremal e um carro na entrada do Bairro Nossa Senhora Aparecida, perto de Joca da Sucata, além de pneus, na subida para o Alto do Potengi. Segundo informações, o ônibus era de propriedade de um cidadão de Natal. 

O efetivo da PM já está fazendo ronda ostensiva pela cidade, a fim de encontrar os meliantes. Reforços dos municípios vizinhos estão chegando. 

Teremos mais informações.

Entrada da Câmara Municipal
Portão da Câmara

Blog do Silvério Alves 

MPF pode banir o WhatsApp do Brasil


appp-whats

Pode parecer alarmante, mas se o WhatsApp não cumprir as exigências do Ministério Público Federal, ele pode ter a presença “inadequada para o Brasil”, segundo nota do próprio MP. E como pudemos notar ao longo dos últimos meses, com diversos bloqueios ao mensageiro, o panorama não parece ser muito feliz para os usuários do aplicativo.
O Facebook, dono do WhatsApp, já teve R$ 38 milhões bloqueados por descumprimento de ordens judiciais — e o vice-presidente LATAM da rede social, Diego Dzodan, também já foi preso pelos mesmos problemas.
Mas qual é a briga que existe entre órgãos legisladores e Facebook/WhatsApp? A justiça vem pedindo constantemente para as empresas ajudarem em investigações. Nos casos, é pedido a quebra do sigilo de conversas. Ficando ao lado dos usuários, Facebook/WhatsApp negaram a ajuda específica.


Polícia de São Paulo do Potengi recebe reforços para combater onda de vandalismo




Fonte: Woney Erick

A Polícia Militar de São Paulo do Potengi está recebendo reforços de PMs de cidades vizinha, para combater a onda de vandalismo que se abateu sobra nossa cidade na noite de hoje. 

A PM está em ronda ostensiva à busca dos meliantes, e de guarda em frente a delegacia, para protegê-la de possíveis ataques. 

O clima já está mais tranquilo, mas é recomendado que os cidadãos fiquem em suas residências. 

Teremos mais informações.



Caos e Violência Generalizada em NATAL/RN

Fonte: Via Certa Natal 




O Corpo de Bombeiros confirmou ao Via Certa Natal que seis viaturas de combate a incêndio estão a caminho do aeroporto de São Gonçalo do Amarante na grande Natal.



De acordo sargento Jaílson dos Bombeiros vários homens armados botaram fogo em pneus e paus na avenida Dr. Ruy Pereira, entrada do aeroporto.

Um carro foi depredado e passageiros estão sem poderem sair do aeroporto.

Policia Federal e Polícia Militar foram acionadas.




sábado, 30 de julho de 2016

MICRO ÔNIBUS QUE TRANSPORTAVA FUNCIONÁRIOS DO NORDESTÃO INCENDIADO NO GOLANDIM



Fonte: Via Certa Natal 

Um micro-ônibus que transportava funcionários do Nordestão foi incendiado no Golandim/São Gonçalo.

A equipe do Via Certa Natal apurou que não há feridos na ocorrência.

Projeto a ser votado na Câmara promove demissão em massa no Judiciário



Fonte: Elpaís 

Uma proposta legislativa que deve implicar na limitação de investigações de casos de corrupção e na drástica diminuição da prestação de serviços de advocacia pública para pessoas pobres deve começar a ser votada nesta segunda-feira (01/08) pela Câmara dos Deputados, na volta do recesso parlamentar. O projeto de lei complementar (PLP) 257/2016, que trata da renegociação das dívidas dos Estados, embute uma série de alterações orçamentárias que poderão resultar na demissão em massa de promotores de Justiça e de defensores públicos. Além disso, com restrições nos orçamentos do Judiciário, é possível que dezenas de comarcas judiciais espalhadas pelo interior do Brasil sejam fechadas. As modificações legais foram propostas em março pelo Governo Dilma Rousseff (PT) e encampadas pela gestão interina de Michel Temer (PMDB). Elas fazem parte do pacote de ajuste fiscal.
O diagnóstico do preocupante cenário para o sistema judicial foi feito ao EL PAÍS por sete especialistas e dirigentes de entidades de classe do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública. No meio judicial a proposta é conhecida como “o projeto do juízo final”. “A situação é tão caótica que alguns dos Ministério Públicos Estaduais terão de demitir todos os seus servidores e mais de 30% de seus promotores”, afirmou a presidenta da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Angélica Cavalcanti.
No caso das Promotorias e dos Tribunais de Justiça a razão para a onda de demissões e de possível fechamento de comarcas é puramente técnica. Pelas regras atuais, os MPs podem gastar até 2% da receita corrente líquida dos Estados com o pagamento de pessoal. Nos TJs, esse limite é de 6%. O PLP 257/2016 modifica a Lei de Responsabilidade Fiscal e transfere para a rubrica “despesas com pessoal” algumas contas que antes não estavam previstas, como valores das gratificações, gastos com funcionários terceirizados, salários de estagiários e pagamentos de pensões e aposentadorias. Dessa forma, ao menos 15 MPs e 23 TJs deixariam de cumprir o limite previsto na legislação atual. Todos teriam um prazo de até dez anos para se adequar. Porém, já calculam que uma série de cortes ocorreria imediatamente.
O caso das Defensorias Públicas é diferente dos outros dois órgãos porque, atualmente, não há nenhuma limitação para gastos com pessoal. A proposta definiria esse teto em 0,7% da receita corrente líquida de cada Estado. Ocorre que 16 das 27 unidades da federação já extrapolam esse patamar, que é considerado baixo. Caso o projeto seja aprovado, todas elas também teriam de demitir parte de seus quadros. Dois Estados simbolizam bem esse problema: Mato Grosso do Sul (que gasta 1,8%) e Tocantins (1,2%). O primeiro estima que apenas 35 dos 173 defensores públicos continuariam em suas funções. O segundo, prevê o fechamento de 39 dos 42 núcleos espalhados pelo interior tocantinense. “Hoje, 69% das comarcas do país não têm defensores. Se o projeto for aprovado, alguns Estados ficarão com 10 ou 15 defensores para atender toda a população pobre. Estamos diante de um retrocesso incomensurável”, afirma o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Joaquim Neto.

Processos mais demorados

Um levantamento prévio realizado pelo Conselho dos Tribunais de Justiça (CTJ) constatou que Estados como São Paulo e Minas Gerais (dois dos maiores do país), por exemplo, extrapolariam o novo limite em até 4,5 pontos percentuais. Hoje gastam em torno de 5% da receita líquida do Estado com pessoal, pelos cálculos poderiam a chegar entre 7,5% e 9,5%. “Nem se demitíssemos todos os comissionados conseguiríamos chegar no limite pretendido pelo projeto. Sem poder ter servidor, sem poder nomear novos juízes, várias comarcas seriam fechadas e o processo judicial, que já é moroso no Brasil, ficaria mais moroso ainda”, avaliou o desembargador Pedro Bitencourt, presidente do CTJ.
Promotor de justiça e doutorando na área de ciências jurídico-políticas, Luiz Antônio Freitas de Almeida avalia que a medida é um retrocesso institucional que reduzirá os quadros funcionais a montantes semelhantes ao dos anos 1980, justamente em um período em que novas medidas anticorrupção são mais esperadas pela população. “Num momento em que todos foram e vão às ruas com o espírito de combater e punir a corrupção que assola o país, o enfraquecimento do Ministério Público, do Poder Judiciário e demais instituições de controle só mostraria descompasso e o descolamento da classe política com a vontade do povo”, diz trecho de artigo escrito por Almeida.
A conclusão dele é semelhante à do presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, José Robalinho. “A diferença entre o veneno e o remédio é a dose. Não podemos achar que esse ajuste brutal, que vai limitar as investigações e atrasar processos, é um mero detalhe orçamentário”, afirmou. Segundo Robalinho, em uma primeira análise, o sistema judicial federal – hoje responsável pela operação Lava Jato, entre outras – não seria afetado diretamente pelas mudanças legislativas. Mas isso poderia ocorrer a longo prazo, já que, em caso de aprovação do projeto, haverá uma limitação na contratação de pessoal.

Votação e mais protestos

Para tentar contornar a situação, os representantes de classe tentam ampliar o diálogo com os parlamentares e prometem ocupar os corredores do Congresso Nacional logo no primeiro dia de retomada dos trabalhos após o recesso parlamentar.
Na última semana, um grupo deles foi recebido pelo presidente da Câmara,Rodrigo Maia (DEM-RJ), que se comprometeu a debater melhor o assunto com seus pares. Porém, foi o próprio Maia quem convocou uma sessão extraordinária para votar a proposta, considerada essencial pelo Governo interino de Temer para equilibrar as contas do país, cujo déficit para este ano está previsto em 170 bilhões de reais. “Entendemos que a crise econômica é grave, mas queremos ao menos ser ouvidos para que possamos mostrar que, para o Judiciário, essas mudanças são gravíssimas e comprometem o funcionamento de todo o sistema”, afirmou o vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Paulo Feijó.
Com 209 emendas à proposta inicial, a expectativa é que a votação não seja concluída na segunda-feira. Além dos membros do sistema judicial, sindicalistas e militantes de outras áreas deverão iniciar uma série de protestos. O motivo é que o projeto também prevê limites para o gasto público, impedindo a realização de novos concursos para a contratação de funcionários, proibindo a criação de novos cargos e reajustes de servidores e incentivando programas de demissão voluntária.
Levando em conta a base de Temer na Câmara (cerca de 400 dos 513 deputados), a expectativa é que o PLP 257/2016 seja aprovado sem grandes problemas. Uma consulta feita na última semana junto a líderes de 16 partidos no Legislativo, constatou que apenas um partido, o PSOL, fechou questão contrária ao projeto. Ainda assim, na manhã de segunda-feira, o presidente em exercício deverá se reunir com alguns dos membros de suas bancadas aliadas e com o ministro da secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, para discutir a articulação de todos os projetos de interesse da gestão para as próximas semanas. Na última sexta-feira, o ministro Lima e o líder do Governo na Câmara, André Moura(PSC-SE), foram procurados para tratar do projeto, mas não responderam aos pedidos de entrevistas.

Ressaca do mar em Copacabana atinge estúdios de TVs montados para a Olimpíada


Ressaca do mar em Copacabana atinge estúdios de TVs montados para a Olimpíada

Fonte: Na Telinha 

Estúdios de TVs estrangeiras sofreram com a forte ressaca que atinge a orla da Zona Sul do Rio de Janeiro neste sábado (30).

Abrigadas na Praia de Copacabana, as estruturas montadas para as Olimpíadasforam atingidas por ondas que poderiam chegar até a 3 metros de altura, segundo alerta emitido pela Marinha.

É a segunda vez que os estúdios montados no Posto 5 de Copabacana são afetados pela força do mar. Em junho, outra ressaca atingiu o local e chegou a arrancar grades que protegiam a construção. Na época, o Comitê Organizador fez uma contenção para diminuir o impacto da água.


terça-feira, 26 de julho de 2016

Bombeiros e Potiguar 01 realizam buscas para localizar homens desaparecidos no litoral Sul



A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), por meio do Corpo de Bombeiros Militar e do Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER),mantém, desde a madrugada deste domingo (24), as buscas por dois homens desaparecidos no mar de Camurupim, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. Segundo testemunhas, Francisco de Assis Lopes, de 56 anos e Eracliton Gomes, de 54 anos, ambos moradores de Parnamirim, passavam o fim de semana no litoral quando decidiram “fachiar” Aratu nos arrecifes da praia, próximo a um local conhecido como Pedra Oca, e foram surpreendidos por uma forte onda.

“A informação repassada por populares que estavam na praia conta que um dos amigos caiu ao mar após ser desequilibrado por uma onda, o que fez com que o outro amigo pulasse para lhe salvar sendo também levado pelas correntes marítimas”, disse o capitão Roberto Junior.

Desde o momento do ocorrido, equipes de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros e a tripulação do Potiguar 01 realizam operações na área para localizar os amigos. Equipes da Capitania dos Portos também foram acionadas para reforçar o patrulhamento marítimo.

Governo Federal pagará metade do 13º de aposentados e pensionistas em Agosto



Fonte: Poder Angicano 

O decreto que formaliza o pagamento antecipado da primeira metade do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) em agosto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 25, pelo Governo Federal.
O abono anual será efetuado em duas parcelas: a primeira corresponde a 50% do valor do benefício do mês de agosto e será paga justamente com os benefícios do mês.
A segunda será paga no mês de novembro e corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada paga.
Mais de 28 milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão direito ao adiantamento.  Desde 2006, o governo antecipa a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas na folha de agosto, junto com o pagamento do benefício mensal.

RN: Unidade do Exército no estado irá comprar 10 toneladas de alimentos da agricultura familiar



fonte do blog de pauta aberta

O 7° Batalhão de Engenharia de Combate (BEC) do Exército Brasileiro, com sede em Natal, está com uma chamada pública aberta para a compra de alimentos da agricultura familiar.
Até dia 29 de julho, próxima sexta-feira, o Batalhão está recebendo os documentos para habilitação e as propostas de venda para a aquisição de mais de 10 toneladas de alimentos, com investimento previsto de R$ 130 mil, registra informação da página eletrônica do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).
Esta é a primeira compra de alimentos da agricultura familiar realizada pela unidade do Exército Brasileiro no RN e será feita por meio da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenada pelo MDSA.
Na lista de compra estão alimentos regionais como carne de caprinos, queijo de cabra, mangaba, feijão verde, arroz em casca vermelha, rapadura e castanha de caju.
Além disso, frutas, verduras e legumes, galinha caipira e pescado irão complementar a alimentação do efetivo do batalhão.



DETRAN - CAMPANHA EDUCATIVA



Fonte: Detran RN

Governo do Estado apresenta nova campanha educativa do Detran/RN ao Ministério Público. 
Salvar vidas vem sendo o principal objetivo da campanha educativa do Detran/RN. Nesta segunda-feira (25), o Governo do Estado apresentou a segunda fase da nova campanha educativa 2016 ao Ministério Público do Estado, representado pela promotora da 32ª Promotoria de Justiça, Moema de Andrade Pinheiro. A reunião ocorreu na sede da agência do órgão, a Executiva Propaganda, que apresentou os resultados das iniciativas anteriores e trouxe a nova linha de comunicação com foco no alerta para um trânsito seguro. 
O diretor geral do Detran/RN, Marco Medeiros, participou da reunião e destacou a missão do Governo do Estado. “Nosso dever é buscar de forma educativa, com a campanha publicitária, proteger vidas e conscientizar a população sobre os riscos que ela corre ao ter uma má conduta no trânsito. Os resultados vêm sendo satisfatórios, como a redução de vítimas de acidentes de trânsito nos hospitais”, comenta o diretor, que esteve acompanhado do chefe de gabinete, Antônio Henrique Bezerra, e do chefe da procuradoria, Mateus Fontenele, todos do órgão. 
A promotora Moema Pinheiro também aprovou a nova ação. “A campanha está muito boa, porque ela nos trouxe uma preocupação com os riscos de acidentes com motociclistas, que devem ser reduzidos cada vez mais”, comentou. 
O diretor da Executiva, agência do Governo do Estado, Odemar Neto, destacou que ainda serão lançadas este ano campanhas com foco também no combate ao uso de aparelho celular no trânsito, Lei Seca, Operação Verão, serviços, entre outras. “Conscientizar pessoas, salvar vidas vem sendo nosso principal objetivo. Nossa ideia é ser referência, como fomos com as campanhas ‘Gentileza’ e ‘Motorista do Bem’. Nossas pesquisas revelam que a aceitação das campanhas educativas já chega a 97% de aprovação da população”, afirma Odemar. 
A redução do número de atendimentos às vítimas de acidentes de trânsito é uma constatação registrada mais uma vez no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) após as últimas campanhas educativas. De janeiro a março deste ano, foram feitos 2.574 boletins de atendimento destes casos, em relação aos 2.759 observados em 2015. 
Essa diminuição também é registrada nos acidentes de moto. Nos três primeiros meses de 2015, o Hospital Walfredo Gurgel, a maior unidade de saúde pública para atendimentos de trauma do RN, contabilizou 2.448 acidentes envolvendo moto. Este ano, até o final de março, o número caiu para 2.240 ocorrências.