OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Governador de SC é alvo de buscas da PF e MP em investigação sobre suposta fraude na compra de respiradores

 

Fonte: G1

Governador Carlos Moisés é alvo de investigação por causa da compra de respiradores e de processo de impeachment — Foto: Cristiano Estrela/Secom

A Polícia Federal e a Ministério Público Federal (MPF) cumprem na manhã desta quarta-feira (30) mandado de busca e apreensão na Casa da Agronômica, onde mora o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), em Florianópolis. Ele é alvo de uma operação que investiga a compra de 200 respiradores por R$ 33 milhões pagos antecipadamente pelo governo. O G1 procurou a defesa de Moisés e aguardava retorno até a última atualização. O Governo do estado informou à NSC TV que por enquanto não vai se manifestar.

Segundo a PF, cinco mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no estado e dois ex-integrantes do governo, que não tiveram os nomes divulgados, também são alvo da operação.

O mandado foi expedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e é necessário, segundo o Ministério Público Federal, para apurar a relação de Carlos Moisés com empresários que venderam aparelhos ao estado.

O governador de Santa Catarina é alvo de dois processos de impeachment, um relacionado à compra dos respiradores, em um pedido entregue por 16 pessoas entre advogados e empresários, e outro relacionado ao aumento dado aos procuradores do estado em 2019.

Há ainda um terceiro pedido, também relacionado à compra dos respiradores, que é avaliado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Este processo, da questão salarial está sendo julgado por um tribunal mistro entre deputados e desembargadores. O segundo pedido é analisado por uma comissão especial de deputados.

Os respiradores foram comprados em março pelo Governo e não foram entregues. Apenas 50 dos 200 respiradores chegaram ao estado, mas foram apreendidos. Eles também não atendiam à necessidade do estado, segundo o próprio secretário de Estado da Saúde.

A compra foi alvo de investigação da Polícia Civil e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A investigação foi enviada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) ao STF, que em agosto determinou que a Polícia Federal investigasse a compra.

Além disso, uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina também investigou a compra e o relatório dos deputados pediu o impeachment do governador, apontando que ele foi omisso. O pedido é analisado pela Alesc e não foi votado.

As viaturas saíram descaracterizadas da Polícia Federal e do MPF logo no início da manhã em direção à Casa da Agronômica, que fica na Avenida Beira-mar Norte, na região central da capital catarinense, a poucos metros das sedes da PF e MPF.

De acordo com o MPF, as investigações sobre a compra desses respiradores apontaram indícios da participação do governador na contratação da empresa Veigamed para fornecimento de 200 respiradores. Segundo a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, o mandado de busca e apreensão foi pedido para averiguar se a ordem de compra partiu do chefe do executivo.

“Há elementos que demonstram a constituição de um esquema criminoso de desvio de dinheiro público”, informou o MPF, que investiga se ocorreu fraude à licitação, peculato, corrupção, concussão, organização criminosa e lavagem de dinheiro.



OPORTUNIDADE: SINE-RN tem 127 vagas de emprego nesta quarta-feira para Natal e Região Metropolitana

 

Fonte: VIA BG

A Subsecretaria do Trabalho da Sethas-RN, através do SINE-RN, oferece nesta quarta-feira(30) 127 vagas de emprego para Natal e Região Metropolitana.

Para concorrer as vagas, o(a) candidato(a) deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.

Neste momento, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Sine-RN está com atendimento presencial realizado mediante agendamento. Em Natal, os telefones para agendamento da unidade matriz, em Candelária, são: (84) 3190-0783, 3190-0788, 98106-6367 e 98107-4226. Os agendamentos e atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

VEJA AS OFERTAS DE VAGAS DE EMPREGO POR OCUPAÇÃO:

AJUSTADOR DE OFICINA DE CILINDROS 01

ATENDENTE DE MESA 10

AUXILIAR DE COZINHA 10

AUXILIAR DE LOGISTICA 01

CABELEIREIRO 03

CORTADOR, A MÃO 02

ESTOFADOR DE MÓVEIS 01

ESTOQUISTA 01

MANICURE 08

MARCENEIRO 02

MECÂNICO DE MÁQUINAS PESADAS (MANUTENÇÃO) 01

MESTRE DE OBRAS 02

MONTADOR DE MÓVEIS E ARTEFATOS DE MADEIRA 02

MONTADOR SOLDADOR 01

OPERADOR DE RETRO-ESCAVADEIRA 02

PINTOR DE OBRAS 01

PIZZAIOLO 01

REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO 20

SUPERVISOR COMERCIAL 01

SUSHIMAN 02

TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES 01

TÉCNICO DE OPERAÇÃO ELETROTÉCNICA 03

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO 01

VENDEDOR INTERNO 30

VENDEDOR PRACISTA 20



Deputada Federal Carla Dickson, nova vice líder de Bolsonaro na Câmara

 


Fonte: BG

A deputada Federal Carla Dickson é nova vice líder do Presidente Bolsonaro na Câmara dos deputados, a informação foi publicada na edição de hoje do Diário oficial da União. A partir de agora a deputada potiguar passa a integrar a equipe de líderes do presidente no congresso a vai defender ideias e projetos possam ajudar no desenvolvimento do país.

“ Para mim será um grande desafio, me sinto horada pelo convite e irei junto com nosso presidente trabalhar muito em prol do nosso país e do meu querido Rio Grande do Norte”

O nome da deputada foi escolhido pelo presidente, por causa de sua relevante atuação desde que assumiu a vaga na Câmara. Assim o estado se destaca na política nacional com dois ministros e uma vice liderança.







terça-feira, 29 de setembro de 2020

Globo denuncia fake news do O Globo e agências de checagens de notícias se calam

 Caso ONU x Sardenberg: onde estão as agências de fact checking? - PT na  Câmara

No início da noite desta segunda, o Globo publicou que o senador Flávio Bolsanaro (Republicanos-RJ) tinha sido denunciado pelo MP-RJ, juntamente com o ex-assessor Fabrício Queiroz, no esquema das rachadinhas na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio).

No entanto, por volta das 19h44, desta segunda-feira (28), o Globo voltou atrás e refez a publicação.

“Flávio será apontado como líder da organização criminosa, e Queiroz, como o operador do esquema de corrupção que funcionava no antigo gabinete na Assembleia Legislativa.”

O tradicional jornal carioca incorporou o espírito da Mãe Dináh e começou a adivinhar o futuro.

“Flávio ‘SERÁ’ apontado como líder da organização criminosa”, corrigiu o Globo, volta atrás da fake news que espalhou mais cedo.

As agências de fact-checking, que supostamente checam fatos, nada falaram a respeito da fake news do Globo.

Lupa, Aos Fatos, Estadão Verifica, UOL Confere, dentre outras, não se manifestaram publicamente por questões óbvias.

O Globo não assumiu que foi uma “barriga” (inverso de furo, no jornalismo), muito menos que publicou algo inexistente até esta segunda 29/09.
COM INFORMAÇÕES DE BLOG DO ESMAEL



POLICIA FEDERAL COM TUDO OLHA O COVIDÃO AÍ

 

Fonte: G1

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), é alvo de buscas da Polícia Federal em uma operação que investiga supostos desvios em contratos para a gestão de hospitais do estado. Dois secretários e um assessor do governador foram presos:

Parsifal de Jesus Pontes – secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia e ex-secretário da Casa Civil

Antonio de Padua – Secretário de Transportes

Leonardo Maia Nascimento – assessor de gabinete

Em nota, o governo do Pará disse que apoia qualquer investigação que busque proteger o dinheiro público.

Segundo a PF, a investigação, batizada de S.O.S., mira 12 contratos firmados entre o governo do Pará e organizações sociais para administração de hospitais públicos do estado, inclusive os hospitais de campanha criados por conta da pandemia do coronavírus.

A suspeita que os contratos, que somam R$ 1,2 bilhão, sejam irregulares, segundo o Ministério Público Federal. Os crimes investigados são fraude em licitações, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O MPF afirma que Helder possivelmente exercia “função de liderança na organização criminosa” no esquema, e “tratava previamente com empresários e com o então chefe da Casa Civil sobre assuntos relacionados aos procedimentos licitatórios que, supostamente, seriam loteados, direcionados, fraudados, superfaturados”.

Foram expedidos 74 mandados de prisão, 12 deles pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e 62 pelas Varas de Birigui e Penápolis, cidades do interior de São Paulo, e 278 de buscas.

Os mandados do STJ foram pedidos pela subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo e expedidos pelo ministro Francisco Falcão.

Além dos 3 detidos, são alvos de mandados de prisão:

Peter Cassol de Oliveira, ex-secretário-adjunto de gestão administrativa de Saúde,

Nicolas André Tsontakis Morais

Nicholas André Silva Freire

Cleudson Garcia Montali

Regis Soares Pauletti

Adriano Fraga Troian

Gilberto Torres Alves Junior

Raphael Valle Coca Moralis

Edson Araújo Rodrigues

Valdecir Lutz

Além de Pará e São Paulo, há mandados cumpridos em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná. A Controladoria-Geral da União e o Ministério Público e a Polícia Civil de São Paulo participam da operação.

Operação em junho

Em 10 de junho, a Polícia Federal havia deflagrado a Operação Bellum, que apurava supostas fraudes na compra de respiradores pulmonares pelo governo do Pará.

Na época, a operação foi determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), com base em pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), e teve como alvos das buscas o governador Helder Barbalho (MDB) e o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Alberto Beltrame.

Por conta da operação, o governo exonerou, no mesmo dia, o secretário adjunto de gestão administrativa de Saúde, Peter Cassol.

Buscas em São Paulo

Em São Paulo, a operação foi batizada de Raio X. Há buscas na Câmara Municipal da capital, contra o funcionário do gabinete de um vereador, e na Secretaria Estadual de Saúde, contra uma médica e uma advogada, funcionárias da pasta.

Os policiais também fazem buscas no Hospital Geral de Carapicuíba e no Hospital Municipal Antônio Giglio, em Osasco – ambos na Grande São Paulo – e nas Santas Casas de Birigui e na de Penápolis, no interior do estado.



Polícia Federal faz buscas no gabinete de governador do Pará

 PF cumpre 12 mandados de prisão temporária no Pará

Fonte: R7

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (29) a Operação S.O.S para desarticular suposta organização criminosa dedicada a desvios de recursos da Saúde, destinados a contratação de organizações sociais para gestão de hospitais públicos do Pará, dentre eles os hospitais de campanha montados para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a corporação, entre os investigados estão empresários, o operador financeiro do grupo, integrantes da cúpula do governo do Pará, além do governador Hélder Barbalho. Entre os alvos das buscas realizadas nesta manhã está o Palácio do Governo, sede do Executivo do Pará.

A ofensiva cumpre 12 mandados de prisão temporária e 41 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A operação está ligada à Operação Raio-X, em São Paulo, que cumpre 64 mandados de prisão temporária e 237 mandados de busca e apreensão expedidos pelos Juízos das Varas de Birigui e Penápolis, no interior do Estado.

Cerca de 218 policiais federais, 14 auditores da Controladoria-Geral da União e 520 policiais civis participam das atividades em Belém, Capanema, Salinópolis, Peixe-Boi, Benevides (PA), Goiânia (GO), Araçatuba e outras cidades de São Paulo.

De acordo com a PF, a investigação alcança o período de agosto de 2019 a maio de 2020, mirando 12 contratos celebrados entre o governo do Estado do Pará e organizações sociais ligadas ao grupo investigado, totalizando o valor de R$ 1.284.234.651,90.

A corporação aponta que os crimes sob investigação são fraude em licitações, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.



segunda-feira, 28 de setembro de 2020

VÍDEO: TRE precisa se posicionar sobre aglomerações políticas no interior


Já é a quarta semana seguida que vários municípios no Rio Grande do Norte concentram multidões nas ruas, com carros de som, paredões, sem contar aglomerações em postos de gasolina e praças. Multidão. Pior do que carnaval fora de época, eventos e festas, que estão proibido. (Vídeo cedido acima foi registrado na cidade de Encanto).

Mas, no interior, os políticos acham isso normal. E não adianta terceirizar a responsabilidade para a população. O responsável é o candidato. O Tribunal Regional Eleitoral(TRE) precisa de posicionar.

É uma vergonha o que assistimos esse final de semana em mais de 15 municípios do estado. É uma falta de respeito. O Custo de vida e econômico não é dessa turma que tá lacrando feito um bando de bestas para políticos, para mostrar força. É para toda sociedade e, principalmente, para os profissionais de saúde.

BASTA.

BG 

MPE avisa a CANDIDATOS em campanha que falha na prevenção à COVID-19 pode ser crime

 

O vice-procurador-geral Eleitoral, Renato Brill de Góes, orientou procuradores regionais Eleitorais e procuradores-gerais de Justiça de todo País a expedirem recomendações a partidos políticos e candidatos para que, no período de campanha e no dia das eleições 2020, eles observem e cumpram as medidas necessárias à prevenção de contágio pelo novo coronavírus.

O vice-PGE alerta que a violação das normas sanitárias estaduais ou federais pode implicar não só na aplicação de penalidades administrativas por propaganda irregular, mas também em imputação criminal, consistente em ‘infração de determinação do Poder Público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa’. O crime consta no artigo 268 do Código Penal e prevê detenção de um mês a um ano, além de multa.

Leia matéria completa AQUI no Justiça Potiguar.



Cientistas italianos encontram lagos de água salgada em Marte

 

Fonte: último Segundo

Um grupo de pesquisadores italianos descobriu uma rede de lagos de água salgada sob as geleiras localizadas no polo sul de Marte e a descoberta pode ajudar a reescrever a história do clima do planeta vermelho, ajudando a entender a eventual existência de formas de vida.

Ao redor de um lago descoberto em 2018, os estudiosos localizaram outros três, descritos nesta segunda-feira (28) na revista “Nature Astronomy” pela mesma equipe que fez o achado há dois anos. Eles usaram o radar Marsis, da Agência Espacial Italiana (ASI), que faz parte da missão Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA).

O estudo foi coordenado pelos pesquisadores da Universidade Roma Tre, Elena Pettinelli e Sebastian Emanuel Lauro, e pelo professor Roberto Orosei, do Instituto Nacional de Astrofísica (Inaf).

“Em relação a 2018, nós ampliamos muito a área de estudo e utilizamos métodos diferentes de análises. Agora, os dados indicam que existe um sistema hídrico mais amplo “, explicou Petinelli à ANSA . Há dois anos, os especialistas analisaram uma área de 20 quilômetros quadrados e agora foi detalhado um espaço de 250km por 300km.

“O fato de encontrarmos estruturas hidrológicas complexas nos sugere que devem existir outras”, pontua a pesquisadora.

Para Enrico Flamini, presidente da Escola Internacional de Pesquisas para as Ciências Planetárias (IRSPS), da Universidade de Chieti-Pescara e entre os autores da missão de 2018, a descoberta daquele ano “foi só a primeira prova de um sistema muito mais amplo de corpos hídricos líquidos no subsolo marciano “. “É exatamente o que estava esperando: um verdadeiro grande resultado”, comemorou Flamini.

O responsável científico do radar Marsis, Roberto Orosei, também revelou sua empolgação com a descoberta porque ela “mostra um inteiro sistema de lagos, o que implica que o seu processo de formação tenha sido relativamente simples e comum”.

“E esses lagos devem ter existido em grande parte da história de Marte. Por isso, poderiam conservar ainda hoje traços de eventuais formas de vida que puderam evoluir quando Marte tinha uma atmosfera densa, um clima mais ameno e a presença de água líquida na superfície, similar à Terra nos primórdios “, destaca Orosei.

Também participaram da descoberta pesquisadores do Conselho Nacional de Pesquisas da Itália (CNR) e estudiosos italianos que trabalham na Universidade do Sul de Queensland, na Austrália, e da Universidade Jacobs, da Alemanha.



sábado, 26 de setembro de 2020

Cade abre inquérito para apurar suposto monopólio da Globo no futebol

 

Fonte: Poder 360

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) instaurou nesta 6ª feira (25.set.2020) inquérito para investigar suposto monopólio da Rede Globo dos direitos de transmissão do futebol.

A informação está em nota técnica divulgada pelo órgão. Leia a íntegra (12 MB).

O procedimento foi aberto depois de denúncia feita por 1 clube de futebol, que não teve o nome revelado pelo Cade.

A acusação é de que a “Globo estaria valendo-se de ações judiciais para impedir que sua concorrente, Turner, transmita jogos do Campeonato Brasileiro”. O Grupo Turner (dono do canal TNT) é concorrente da emissora pelos direitos de transmissão da competição.

A Globo entrou com processo para que a TNT não tivesse o direito de transmitir jogos em que os mandantes tenham contrato com a Turner, mas os visitantes tenham firmado compromisso com a TV carioca.

A atitude viola a Medida Provisória 984 de 2020, batizada de Lei do Mandante. Segundo a MP, os clubes mandantes detêm os direitos de transmissão de seus jogos, independentemente do contrato assinado pelos visitantes.

“As características do mercado de transmissão de jogos de futebol – com poucos agentes econômicos e marcado pela clara existência de posição dominante – podem desvirtuar o paradigma de ‘competição no mercado’ por uma competição ‘pelo mercado’, sobretudo no caso de negociação de campeonatos inteiros”, diz o Cade em seu documento.

De acordo com a acusação recebida pelo órgão, a Globo “estaria impondo preços diferentes para aqueles clubes que tivessem contratos com outras emissoras”.

O Grupo Globo teria feito ao Bahia “a exigência de uma redução do valor da contratação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol em percentual equivalente a 20% (vinte por cento) caso o clube houvesse firmado contrato para transmissão da referida Compeção em TV Fechada com outra empresa do mesmo segmento, rerando do Grupo Globo a exclusividade para a transmissão da íntegra dos jogos do Bahia nas duas propriedades cuja negociação dos direitos de transmissão estava sendo debada (TV Aberta e Pay-Per-View)”.

O documento cita que a conduta pode ser enquadrada como infração contra a ordem econômica por “discriminar adquirentes ou fornecedores de bens ou serviços por meio da fixação diferenciada de preços, ou de condições operacionais de venda ou prestação de serviços”.

Outro exemplo citado é do Flamengo. Sem contrato para TV aberta para o Campeonato Carioca, o clube exibiu jogos em seu canal no YouTube, o que fez a emissora rescindir o contrato com o campeonato estadual.

“A emissora impedia que o clube excluído do contrato oferecesse suas partidas a outra rede de televisão, já que em qualquer partida o clube enfrentaria algum time com contrato vigente com o Grupo Globo. Em suma, impedindo que o clube decidisse, de forma autônoma, a negociação de seus jogos, a regra da concordância possibilitava a instituição de monopólios de fato nos campeonatos de futebol”, afirma a nota técnica.

Ao tomar essa decisão, a Globo declarou que a Lei do Mandante não poderia valer para contratos fechados antes da MP entrar em vigor, em junho.

O conselho tem 180 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, para ouvir os envolvidos na investigação e concluir o inquérito.



Bolsonaro segue com “ótima evolução clínica” e retira sonda, diz boletim médico

 

Fonte: Poder 360

Novo boletim médico sobre o estado de saúde do presidente Jair Bolsonaro, divulgado na manhã deste sábado (26), informa que ele “segue com ótima evolução clínica” e “sem complicações” depois de fazer uma cistolitotripsia endoscópica para a retirada de cálculo da bexiga. Já foi retirada a sonda vesical.

Bolsonaro realizou a cirurgia no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde deu entrada às 7h desta sexta-feira (25). Ele permanece no local. Ainda não há informações sobre quando o presidente retornará a Brasília.

Eis a íntegra do boletim divulgado pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social):

“O Presidente da República Jair Bolsonaro segue com ótima evolução clínica e sem complicações cirúrgicas. Não apresenta sangramentos e está afebril. Foi retirada a sonda vesical para que ele urine espontaneamente. O paciente está recebendo hidratação oral e caminhando fora do quarto.”

O documento é assinado pelos médicos: Leandro Echenique, cardiologista; Leonardo Lima Borges, urologista; e Miguel Cendoroglo, diretor-superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein.

Este foi o 3ª boletim médico divulgado pela Secom. O 1º deles informou nesta sexta-feira (25) que o procedimento cirúrgico durou 1h30 e o cálculo da bexiga foi “totalmente removido”.

Segundo o 1º boletim médico divulgado, a cirurgia era “minimamente invasiva”, feita a laser e sob anestesia.



Renovação da CNH segue suspensa por prazo indeterminado, diz diretor-geral do Contran

 

Fonte: Estadão Conteúdo 


O diretor-geral do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), Frederico de Moura Carneiro, afirmou nesta sexta-feira (25), durante participação na Live JR, que o prazo para renovação das carteiras de habilitação vencidas durante a pandemia do novo coronavírus segue suspenso por tempo indeterminado.

“Tivemos uma medida que interrompeu os prazos de vencimento da CNH desde o dia 29 de fevereiro por conta da decretação do estado de calamidade pública. Todos os Detrans das 27 Unidades da Federação ficaram com as atividades paralisadas. Os condutores não tinham condições de dar seguimento”, afirmou ele.

Carneiro destacou que a retomada dos prazos acontecerá “gradativamente”. “Alguns Estados já estão normalizados, mas enquanto houver um Detran que não esteja 100% funcionando, não podemos revogar essa interrupção”, disse aos jornalistas Celso Freitas, Eduardo Ribeiro e Luiz Gustavo.

Diante da situação, Carneiro orienta que os motoristas de Estados com o Detran já aberto procurem pela renovação o mais rápido possível. “A partir do momento em que a gente voltar para a regra normal, vai haver uma enxurrada de acessos aos órgãos de trânsito”, previu.

Em tempos de pandemia, onde os serviços de emissão e renovação do documento estão com trabalhos suspensos por causa do isolamento social, não se pode exigir que o cidadão seja impedido de guiar, assim como imputar a ele infração, seja administrativa seja criminal.

Há que se frisar que, se o documento tiver vencido antes de 19/02/2020, e o motorista for pego dirigindo nestas condições, poderá responder por infração, inclusive receber multas e pontuação na carteira.

Também, não se pode confundir conduzir veículo automotor com habilitação vencida (excepcionalmente permitido em época de covid-19) com aqueles que dirigem sem ser habilitados ou ter a CNH cassada e/ou suspensa. Nestes casos, as infrações estão configuradas, e não estão isentos de qualquer responsabilidade legal.



Terra volta a tremer no município de Pedra Preta, na madrugada deste sábado (26)

 

Fonte: Via Bg Foto: LabSis/UFRN

O Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN) registrou na madrugada deste sábado mais dois tremores de terra no município de Pedra Preta.

O primeiro de magnitude 1.8 ocorreu por volta das 2h da madrugada. Um segundo, aproximadamente uma hora depois , de magnitude 2.1.

É a quarta vez em cerca de 40 dias que o LabSis/UFRN registra tremores na cidade de Pedra Preta.

17 de agosto: magnitude 1.8;
29 de agosto: magnitude 2.2;
11 de setembro: magnitude 2.2.



sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Polícia Federal prende quatro prefeitos em Rondônia

 Polícia Federal prende quatro prefeitos em Rondônia

Fonte: Rondonia Agora

A Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público de Rondônia pela Procuradoria-Geral de Justiça deflagrou na manhã desta sexta-feira (25), a Operação Reciclagem, para apurar crimes contra a Administração Pública.

Segundo a PF, por conta da prerrogativa de foro detida pelos envolvidos, foram cumpridos por ordem do Tribunal de Justiça de Rondônia cinco mandados de prisão preventiva em desfavor de prefeitos e mais um mandado também de prisão preventiva em desfavor de um ex-deputado estadual.

Também foram cumpridos 12 de mandados de busca e apreensão, com 22 equipes e envolvimento de mais de 70 policiais federais em Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e São Francisco do Guaporé.

A investigação, que durou pouco mais de dez meses, teve início em dezembro de 2019 e contou a colaboração de empresário que, recebendo exigência para recebimento de dívidas pela prestação de serviços ao poder público, resolveu contatar as autoridades para denunciar os ilícitos.

Durante o período das investigações provas foram angariadas e filmagens de recebimentos por parte de prefeitos e deputado foram registrados, com centenas de milhares de reais sendo distribuídos em dinheiro vivo.

Além disso, o relator determinou o afastamento das funções públicas dos envolvidos e o bloqueio de ativos que ultrapassam R$ 1,5 milhões, valor conectado ao que, em tese, teriam recebido de forma ilícita.

O nome da operação, “Reciclagem”, remete ao ramo de atividades da empresa envolvida no caso e origem dos recursos ilícitos, sendo decretado sigilo nas investigações pelo Tribunal de Justiça que cuida do caso.


Austrália registra ‘encalhe em massa’ de mais de 450 baleias na Tasmânia

 

Fonte: Jovem Pan

Desde segunda-feira (21) as autoridades da Tasmânia, ilha próxima da costa sul da Austrália, vêm trabalhando para salvar centenas de baleias que encalharam na costa oeste do estado. De acordo com o Serviço de Parques e Vida Selvagem da Tasmânia (PWS), foram encontradas 270 baleias-piloto na área de Strahan e, nessa quarta, outras 200 ao sul do porto de Macquarie. Esse segundo grupo afastado de onde foi encontrado o primeiro. “Do ar, a maioria das baleias adicionais detectadas parecem mortas, mas um barco foi até lá esta manhã para fazer uma avaliação da água. Acreditamos que o grupo foi detectado agora por uma série de razões – uma é que eles estão de sete a dez quilômetros de distância, então é uma boa distância de onde estivemos trabalhando e não necessariamente um local que seja óbvio para um encalhe”, explicou o gerente regional do  PWS, Nic Deka.

Em nota divulgada pelo governo, o biólogo do Programa Marinho e de Conservação, Dr. Kris Carlyon, disse que esse é o maior encalhe registrado na Tasmânia. “Globalmente, tem havido alguns eventos muito maiores do que este, com o dobro do tamanho ou mais para exemplo na Nova Zelândia. Na Tasmânia, este é o maior que registramos, mas pouco podemos fazer para evitar que isso aconteça no futuro”, comentou. Ao todo, 380 baleias já foram dadas como mortas e as equipes de resgate só conseguiram salvar 50 animais até o fim desta quarta-feira. Voluntários e autoridades trabalham no salvamento.



Pedidos de seguro-desemprego recuam 11,6% e indicam queda dos efeitos da pandemia no mercado

 

Fonte: Jovem Pan 

O pedido de seguro-desemprego recuou 11,6% nos primeiros 15 dias de setembro, em comparação com a última quinzena de agosto, segundo dados do Ministério da Economia divulgados nesta quinta-feira, 24, indicando o arrefecimento dos impactos da Covid-19 no mercado de trabalho. Na primeira quinzena deste mês, foram registradas 218.679 requerimentos, ante 247.445 no período anterior, queda de 28.766 pedidos. Em todo o mês de agosto foram feitos 463.835 solicitações. No acumulado desde o início do ano foram 5.203.703 requerimentos do benefício, alta de 6,7% em comparação com o mesmo período de 2019, quando foram registradas 4.876.556 solicitações. De todos os pedidos de seguro-desemprego feitos neste ano, 55,9% foram pela internet. No ano passado, a solicitação online representou 1,6% dos pedidos. O estado de São Paulo lidera o número de querimentos, com 65.358 solicitações nos primeiros 15 dias do mês. Atrás vem Minas Gerais, com 24.129 pedidos e Rio de Janeiro, totalizando 17.420. Na outra ponta, Roraima teve o menor número de pedidos, com 348 requerimentos, seguido pelo Acre, com 441 e Amapá, que somou 476 pedidos do benefício.

O volume de pedido do seguro-desemprego é um dos termômetros usados para medir o desempenho econômico do país. No mês de maio, no auge da crise causada pelo novo coronavírus, foram registradas 960.309 solicitações, o maior volume do ano, 28,3% a mais do que abril, o segundo mês com o maior número de pedidos, com 748.540. O índice começou a cair a partir de junho, quando foram feitos 653.174 requerimento. Em julho foram 570.602 pedidos. Agosto encerrou com 12,9 milhões de pessoas desempregadas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 3 milhões a mais do que o registrado no início de março, antes do endurecimento das medidas de isolamento social em meio à pandemia.