OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

CONJUNTO BOSQUE DAS PEDRAS EM LAJES, A CERCA DE 30 METROS DO LEITO DO RIO CEARA MIRIM

O conjunto bosque das pedras aqui de lajes foi o ultimo conjunto habitacional construído, onde os programas minha casa minha vida e casa popular beneficiaram várias famílias que se encontravam em casas de risco, escola plácida, como também pessoas que  adentraram a estação ferroviária para assim morar,  a precisos 2 anos estão lá residindo, outras casas estão sendo finalizadas, pois bem, a defesa civil de nossa cidade já entrou em contato com o órgão responsável pela vinda e estudos que é o IDEMA, logo vejam que pode ser construído uma parede de concreto ou afundamento do leito rio, em urgência a prefeitura vai fazer seu devido trabalho, na foto vemos um exemplo com foto real do local:

Na medição na cor preto, onde mede aproximadamente 30 metros 5% +/-
Na linha vermelha - MOSTRA  O ACEIRO DO RIO
Na linha amarela - MOSTRA  A ALTURA DA BARREIA DO RIO E SUA MEDIÇÃO 5% +/-

As setas indicam a posição que as águas rolam, muitas pessoas preocupadas com estas casas, hoje a chuva não chegou, mas amanhã que poderá advinha que ela virá fraca ou forte? É melhor prevenir do que remediar, em 2009 aconteceu de que o açude Caraúbas teve seu sangrador aumentado em 1 metro, onde foi preciso quebrar aquela alvenaria, caso contrário a água iria passar por cima em alguma extensão da parede, a força da água era tamanha, onde passava levava consigo o que tivesse a frente, uma contenção ou uma barragem no meio do rio foi construída parece em 2003, para tentar acalmar a foça das águas do rio ceara mirim( RIO SALGADO), mas nada adiantou entre 2009 e 2010 em uma única tarde, a chuva veio, ventos trouxeram as nuvens sentido oeste pára leste de nosso estado, foi uma das maiores de 30 anos, em 70 quase outro desastre da mesma magnitude.

Veja algumas fotos:

 EM 2004 FOI ASSIM, MAS EM 2009 FOI MAIOR QUE ISSO AI.
 NESTA FOTO DE 2004 VEMOS QUE A ÁGUA NÃO CHEGOU NO MEIO DAS PEDRAS, JÁ EM 2009, AS ÁGUAS CHEGARAM.

Aqui vemos a destruição em 2009, uma passagem molhada que tinha canos de concretos, que foram quebrados pela força da água, essa passagem molha era uma saída mais rápida para ambulância que socorria pessoas para outros hospitais.




Algumas reformas foram feitas,. pena que não foi completa, das três passagens molhadas que temos outra em reforma depois de tantos anos. com isso falta apenas a passagem molhada acima citada.

Então pessoal veja no que pode fazer para prevenir uma possível tragédia anunciada.

FONTE:http://cabuginoticia.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário