OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Estudantes baianos criam “bueiro inteligente” para evitar alagamentos na cidade



Fonte: R7

Alagamentos em decorrência do acúmulo de lixo em bueiros é um problema que atinge as grandes cidades. Pensando em contribuir na diminuição de obras de drenagem e doenças provenientes do contato com a poluição, três estudantes de Ilhéus, no sul do Estado, criaram uma caixa coletora capaz de reter todo o lixo levado pela água da chuva. Eles estão no 4º ano em biocombustíveis, do Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira, 
O estudante Igor Souza deu início ao projeto a partir do acúmulo de lixo encontrado em uma rua por onde passava todos os dias. Para realizar o projeto, o jovem contou com as estudantes Stephanie Lauren e Renatiana de Souza, que ajudaram a construir o primeiro protótipo, feito de aço inoxidável e vergalhão. Esta etapa foi financiada pelo curso técnico. Nos testes realizados, o tempo de limpeza foi reduzido de 45 minutos para cinco minutos com o uso da caixa.
Para o segundo teste, os estudantes usaram restos de canos de PVC, que pediram em construções. O terceiro protótipo já está sendo preparado. Renatiana disse que eles pretendem expandir e utilizar o bueiro em outras cidades.
— Desde o ano passado estamos recebendo uma bolsa de estudos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Estamos preparando o nosso terceiro protótipo que é feito com o uso do gargalo da garrafa pet. O projeto foi apresentado em algumas feiras na Bahia e em outros Estados. 
O projeto teve o apoio dos professores Margarete Correia e Adriano Pelusio Melgaço, que fizeram a ideia sair do papel para se tornar realidade. A invenção foi apresentada na Câmara de Vereadores do município de Ilhéus, sendo aprovado como um Projeto de Lei e seguindo para análise da prefeitura para que seja implantado na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário