OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Rússia entra na zona padrão à medida que o prazo de pagamento expira

 


LONDRES, 27 Jun (Reuters) - A Rússia parecia pronta para seu primeiro default soberano em décadas, já que alguns detentores de títulos disseram que não receberam juros vencidos na segunda-feira após o vencimento de um prazo de pagamento importante um dia antes.

A Rússia tem lutado para manter os pagamentos de US$ 40 bilhões em títulos pendentes desde a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, já que sanções abrangentes efetivamente cortaram o país do sistema financeiro global e tornaram seus ativos intocáveis ​​para muitos investidores.

O Kremlin disse repetidamente que não há motivos para a Rússia dar calote, mas é incapaz de enviar dinheiro aos detentores de títulos por causa das sanções, acusando o Ocidente de tentar levá-lo a um calote artificial.

Os esforços da Rússia para evitar o que seria seu primeiro grande default em títulos internacionais desde a revolução bolchevique há mais de um século atingiu um obstáculo intransponível no final de maio, quando o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA bloqueou efetivamente Moscou de fazer pagamentos.

"Desde março, pensamos que um calote russo é provavelmente inevitável, e a questão era quando", disse Dennis Hranitzky, chefe de litígios soberanos do escritório de advocacia Quinn Emanuel, à Reuters. "O OFAC interveio para responder a essa pergunta para nós, e o padrão agora está sobre nós."

Embora um default formal seja amplamente simbólico, já que a Rússia não pode tomar empréstimos internacionalmente no momento e não precisa fazê-lo graças às abundantes receitas de exportação de petróleo e gás, o estigma provavelmente aumentaria seus custos de empréstimos no futuro.

Os pagamentos em questão são 100 milhões de dólares em juros sobre dois títulos, um denominado em dólares americanos e outro em euros, que a Rússia deveria pagar em 27 de maio. Os pagamentos tiveram um período de carência de 30 dias, que expirou no domingo.

O Ministério das Finanças da Rússia disse que fez os pagamentos ao seu National Settlement Depository (NSD) em euros e dólares, acrescentando que cumpriu as obrigações.

Alguns detentores taiwaneses dos títulos não receberam pagamentos na segunda-feira, disseram fontes à Reuters. consulte Mais informação

Para muitos detentores de títulos, não receber o dinheiro devido a tempo em suas contas constitui uma inadimplência.

Sem um prazo exato especificado no prospecto, os advogados dizem que a Rússia pode ter até o final do dia útil seguinte para pagar os detentores de títulos.

PEQUENAS IMPRESSÃO

A situação legal em torno dos títulos parece complexa.

Os títulos da Rússia foram emitidos com uma variedade incomum de termos e um nível crescente de ambiguidades para aqueles vendidos mais recentemente, quando Moscou já enfrentava sanções pela anexação da Crimeia em 2014 e um incidente de envenenamento na Grã-Bretanha em 2018.

Rodrigo Olivares-Caminal, catedrático de direito bancário e financeiro da Queen Mary University, em Londres, disse que é necessária clareza sobre o que constitui uma quitação para a Rússia de sua obrigação, ou a diferença entre receber e recuperar pagamentos.

"Todas essas questões estão sujeitas à interpretação de um tribunal, mas a Rússia não renunciou a nenhuma de sua imunidade soberana e não se submeteu à jurisdição de nenhum tribunal em nenhum dos dois prospectos", disse Olivares-Caminal à Reuters.

De certa forma, a Rússia já está em default.

Um comitê de derivativos decidiu que um "evento de crédito" ocorreu em alguns de seus títulos, o que desencadeou um pagamento em alguns dos swaps de inadimplência da Rússia - instrumentos usados ​​por investidores para garantir exposição à dívida contra inadimplência. Isso foi desencadeado pelo fato de a Rússia não ter feito um pagamento de US$ 1,9 milhão em juros acumulados sobre um pagamento que venceria no início de abril. consulte Mais informação

Até a invasão da Ucrânia, um default soberano parecia impensável, com a Rússia sendo classificada como grau de investimento até pouco antes desse ponto. Um default também seria incomum, já que Moscou tem fundos para pagar sua dívida.

O OFAC emitiu uma isenção temporária, conhecida como licença geral 9A, no início de março para permitir que Moscou continuasse pagando aos investidores. Ele o deixou expirar em 25 de maio, quando Washington reforçou as sanções à Rússia, cortando efetivamente os pagamentos a investidores e entidades dos EUA.

A licença OFAC caduca não é o único obstáculo que a Rússia enfrenta, já que no início de junho a União Européia impôs sanções ao NSD, o agente nomeado pela Rússia para seus Eurobonds. consulte Mais informação

Moscou se esforçou nos últimos dias para encontrar maneiras de lidar com pagamentos futuros e evitar uma inadimplência.

O presidente Vladimir Putin assinou um decreto na quarta-feira passada para lançar procedimentos temporários e dar ao governo 10 dias para escolher os bancos para lidar com os pagamentos sob um novo esquema, sugerindo que a Rússia considerará suas obrigações de dívida cumpridas quando pagar aos detentores de títulos em rublos.

"Dizer que a Rússia está cumprindo as obrigações sob os termos do título não é toda a história", disse Zia Ullah, sócio e chefe de crimes corporativos e investigações do escritório de advocacia Eversheds Sutherland, à Reuters.

"Se você, como investidor, não estiver satisfeito, por exemplo, se souber que o dinheiro está preso em uma conta de garantia, o que efetivamente seria o impacto prático do que a Rússia está dizendo, a resposta seria, até que você cumpra a obrigação, você não satisfizeram as condições da caução."

Reportagem de Karin Strohecker; Reportagem adicional de Emily Chan em Taipeh e Sujata Rao em Londres; Edição por David Holmes, Emelia Sithole-Matarise & Simon Cameron-Moore

REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário