(Leandro Fonseca/Exame)
É inegável a perda de espaço da TV Aberta nos últimos anos, sem grandes inovações a televisão convencional vem perdendo espectadores ano após ano. Dados consolidados do Kantar Ibope, referentes ao mês de janeiro, mostram que as emissoras abertas tiveram o menor público de sua história, além de assistir os serviços de streaming dispararem e estabelecerem um novo recorde de público.
De acordo com o Instituto, a TV Aberta obteve 57,9% de participação, quando considerado todos os dispositivos, enquanto os canais pagos responderam por uma fatia de 8,2%, totalizando 66,1% de share para a TV linear. Os serviços de streaming atingiram históricos 33,9% do público disponível.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, a TV Aberta apresentou um recuo de 5,4% em seus índices, atingindo o pior desempenho da história. Em plena expansão de alcance, os serviços de streaming tiveram um crescimento 10,4%. A TV Paga se manteve estável.
A alta dos serviços de streaming foi puxada pelo crescimento de plataformas como YouTube, Netflix e TikTok, que estabeleceram novos recordes de audiência. Juntas as três obtiveram 29,6% de participação em share, quase o mesmo alcance obtido pela TV Globo, líder de audiência no país.
O YouTube encerrou o primeiro mês do ano com 20,0% de participação, ficando atrás apenas da TV Globo no ranking geral. A Netflix se manteve na vice-liderança do segmento com 4,9% de participação, seguida pelo TikTok com 4,7%. O Globoplay também bateu recorde com 1,8% e assegurou o quarto lugar no ranking.
Somente TV
Quando considerado o acesso somente pela televisão convencional, o desempenho da TV Aberta melhora um pouco e alcança 68,2% da preferência, seguida pela TV Paga com 9,6% de participação. Neste cenário, a TV Linear atinge uma confortável liderança com 77,8% do público. Os serviços de streaming alcançam 22,2%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário