UTI do Santa Catarina fecha e pacientes serão transferidos
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) comunicou na tarde desta quarta-feira (31) o fechamento da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santa Catarina, localizado na zona Norte de Natal. A decisão tomada define que os pacientes que estão na unidade de tratamento deverão ser encaminhados até amanhã para o hospital Ruy Pereira. Assim como, os 32 servidores da UTI passarão a cumprir escala de plantão nos hospitais Walfredo Gurgel e Ruy Pereira. Os trabalhos na UTI só serão retomados com o fim das obras de reforma no local.
Júnior Santos
Unidade de Tratamento Intensivo será fechada para obras
Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (SindSaúde) disse que o secretário-adjunto Marcelo Bessa ligou para o Santa Catarina na manhã de hoje e comunicou a uma enfermeira da UTI que os três pacientes que ocupam os leitos serão removidos, e que a equipe passa a cumprir a escala de plantão em outros hospitais.
Para o médico-clínico, Flávio Cunha Lima, a falta da UTI irá desfalcar diversos setores, principalmente, a obstetrícia. Ele falou que a decisão foi tomada rapidamente e está sendo uma surpresa para todos.
Júnior Santos
Os três pacientes serão transferidos para o Hospital Ruy Pereira
O SindSaúde irá realizar uma reunião na noite de hoje para definir quais medidas irão tomar em relação a decisão da Sesap. A transferência para o Walfredo será de 9 médicos (sendo 3 cardiologistas) e 6 enfermeiros, e para o Ruy Pereira serão 17 técnicos de enfermagem.
Segundo o SindSaúde, o fechamento da UTI ocorre na véspera do início da greve dos servidores da saúde, marcada para esta quinta-feira em todo o RN.
Já a Sesap, em nota divulgada pela assessoria de imprensa, afirmou que as medidas pretendem assegurar uma melhor assistência aos pacientes. De acordo com a secretaria, a transferência de profissionais e dos três leitos do Hospital Santa Catarina para o Hospital Ruy Pereira vai ampliar a assistência em UTI cardiológica no último, que passará a ter seis leitos UTI Adulto. Já a transferência de três cardiologistas para a UTI Cardiológica do Hospital Walfredo Gurgel pretende manter o atendimento na unidade, que teve a escala prejudicada com a saída dos médicos cardiologistas que pediram exoneração.