Na Coreia do Sul, o piloto de um caça a jato F-35A fez um “pouso de barriga” de emergência em uma base aérea, nesta terça-feira (4), depois que seu trem de pouso não funcionou devido a problemas eletrônicos, disse um porta-voz da Força Aérea sul-coreana.
De acordo com especialistas, o “pouso de barriga” – tocar o solo com o trem de pouso retraído – foi um evento sem precedentes para o avião furtivo avaliado em US$ 100 milhões, agora em uso ou encomendado por mais de uma dúzia de países.
“O caça fez um pouso de emergência porque o trem de pouso não se estendeu. Isso significaria que o jato fez o ‘pouso de barriga'”, disse um oficial militar sul-coreano, que não confirmou se a aeronave sofreu algum dano no incidente.
Mesmo que tenha sofrido, excelentes habilidades de voo foram demonstradas pelo piloto, quem as autoridades afirmam ter saído andando após o pouso, de acordo com um oficial militar sul-coreano.
“Uma aterrissagem dessas no F-35 pode ser bastante difícil e perigosa por causa do ângulo de ataque que a aeronave tem ao se aproximar do pouso”, disse David Cenciotti, ex-oficial da Força Aérea italiana e editor do blog The Aviationist.
“O F-35 pousa muito rápido. Não é um F-16, 18 ou 111”, disse Peter Layton, ex-oficial da força aérea australiana agora no Griffith Asia Institute, referindo-se a aeronaves militares mais antigas e menos sofisticadas do que o F- 35.
“Estou muito surpreso que os sistemas de emergência para descida do trem de pouso não funcionaram ou não foram usados”, disse ele.
Layton também expressou surpresa pelo fato de o piloto sul-coreano não ejetar, “mas claramente eles fizeram a coisa certa”, disse ele.
Uma investigação sobre o incidente está em andamento, disseram autoridades sul-coreanas.
CNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário